Missão do FIDA avalia projetos e tem reunião no Palácio

17 de outubro de 2015 - 11:29

Uma Missão formada por 11 técnicos representando o Banco Interamericano de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) desembarca em Fortaleza neste sábado (17) para uma visita técnica ao projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), na região do Apodi, Rio Grande do Norte, dias 18 e 19 de outubro, com o encerramento da missão, dia 20 de outubro, com uma reunião no Palácio da Abolição. O horário do encontro e a presença do governador Camilo Santana ainda serão confirmados.

A visita terá o secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) Felipe Pinheiro, um técnico da Ematerce e a coordenadora do projeto Paulo Freire, Íris Tavares, representando o Governo do Estado do Ceará. Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN) também integram a missão do FIDA.

O primeiro dia da visita será realizado no município de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, no Assentamento Santa Agostinha, onde os técnicos avaliarão os projetos com manejo da caatinga, apicultura/entreposto de mel, produção de cosméticos do grupo de jovens; sistema de reuso de água cinza para produção de alimentos (Bioágua Familiar), creche, abastecimento de água, barragens subterrâneas, cisternas de placa, criação e comercialização de galinhas, entre outros.

Na segunda-feira, dia 19, o grupo visita o Assentamento Galho de Angico, onde conhecerão as propostas em andamento que atuam nas áreas de horta e pomares, sistema de reuso de água cinza para produção de alimentos (Bioágua Familiar), criação de galinhas e caprinos, fábrica de doces, reciclagem de resíduos sólidos entre outros.

Projetos
Em junho de 2015, o Ceará foi escolhido para ser visitado por uma equipe de consultores com a missão de avaliar o Programa FIDA no Brasil e naquele período houve a visita de campo nas comunidades selecionadas do Projeto Paulo Freire.

Esta Missão que acontecerá agora é a continuidade daquela iniciativa. É um encontro de avaliação do Programa FIDA no Brasil e visita/intercâmbio se dará nas comunidades da Chapada do Apodi- RN e que são vizinhas do semiárido cearense.

A Missão se iniciará com as visitas nas comunidades do RN e finalizará com uma agenda oficial entre os membros do Conselho Executivo do FIDA que compõem a delegação, com o governador do Estado do Ceará, o Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira e o Secretário de Planejamento e Gestão Hugo Santana de Figueirêdo Júnior.

São 11 membros representantes de vários países como a Índia, China, Holanda e a Itália que é o país sede do FIDA. Compreende-se que a agenda com o Governo do Ceará tem a finalidade de aproximar e qualificar mais a diplomacia e a relação entre as partes interessadas na execução plena do Contrato, através do Projeto Paulo Freire.

Paulo Freire
Tanto o Projeto Paulo Freire/SDA e o Projeto Dom Hélder Câmara/MDA/SDT são financiados pelo FIDA. A primeira fase do PDHC I foi finalizada em dezembro/2013. Novo contrato e Acordo de Empréstimo foi celebrado com FIDA e a República Federativa do Brasil e tendo o MDA/SDT como executor da segunda fase do PHDC II, que abrange sete estados em nove territórios da cidadania do nordeste brasileiro. São Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco (dois territórios), Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará (dois territórios).

O valor do financiamento é de R$ 20 milhões/ano. A Unidade de Gestão do Projeto Paulo Freire está inclusa na SDA que é a pasta responsável pelo cumprimento do acordo e deve garantir a execução plena das ações e atividades previstas no PPF.

17.10.2015

Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Agrário
Aécio Santiago – (85) 3101.8105 ou 98723.1539
aecio.santiago@sda.ce.gov.br / asscom@sda.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898