Acervo da biblioteca da Semace disponibiliza ao público mais de 15 mil itens para consulta

20 de outubro de 2015

Com mais de 15 mil itens à disposição da população, a biblioteca Dr. José Guimarães Duque, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), é uma das mais ricas em conteúdo especializado na área ambiental do Brasil. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, durante o expediente da autarquia, o espaço é responsável por disseminar informações ambientais com o intuito de subsidiar o trabalho de controle e proteção ao meio ambiente e atender a demanda da sociedade.

 

 

Possuidora de uma vasta bases de dados, a biblioteca da Semace disponibiliza uma variada gama de serviços de informação, como pesquisa bibliográfica, elaboração de bibliografias especializadas, consultas à legislação ambiental, informações sobre instituições, entre outros.

 

No local, é possível ter acesso a livros, folhetos, teses, dissertações, monografias, periódicos, mapas, estudos ambientais, obras de referência, anuários, dicionários, convênios, vídeos etc. Dos 15.212 documentos catalogados, 1.366 são referentes a legislações ambientais municipais, estaduais e federais, como leis, decretos, portarias, instruções normativas e resoluções.

 

De acordo com a bibliotecária da Semace, Julieta Lima, qualquer cidadão pode chegar à Superintendência e realizar suas pesquisas. “Quem tiver interesse em conhecer nosso acervo pode se dirigir à nossa sede. Aqui, temos uma sala de leitura climatizada para acolher nosso visitante e lhe oferecer as melhores condições”, informou.

 

José Guimarães Duque

Mineiro da cidade de Lima Duarte, adotou o Ceará como sua terra natal. Foi professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e também trabalhou na administração pública. Autor de várias obras relacionadas as lavouras xerófilas, Duque se tornou conhecido como o Doutor das Xerófilas. Como um dos grandes ecologistas que por aqui passaram, sempre defendeu as causas ambientais do Nordeste, sendo um dos pioneiros a sair em defesa do bioma Caatinga, motivo pelo qual seu nome foi escolhido para homenagear a biblioteca da Semace. José Guimarães Duque faleceu em junho de 1978, próximo de completar 75 anos.

 

Serviço:

– Biblioteca da Semace – Dr. José Guimarães Duque

– Funcionamento: Segunda a sexta-feira, 8 às 12h e 13 às 17 horas

– Endereço: Rua Jaime Benévolo, nº 1.400, Bairro de Fátima, Fortaleza-CE

– Aberta ao público

– Telefone: (85) 3101-5531

 

 

20.10.2015

 

Fhilipe Augusto
Assessor de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
(85) 3101-5554/ 98605-9501
comunicacao@semace.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898