Ciência e Tecnologia no CE: Adece encurta distâncias através de ferramentas online e promove o desenvolvimento econômico do Estado

24 de outubro de 2015

Série sobre ciência e tecnologia no Estado mostra como duas ferramentas simples criadas pela Adece encurtam espaço e unem investidores, empregadores e estudantes

 

Trabalhar para promover o desenvolvimento econômico do Ceará por meio de parcerias e a ajuda da tecnologia da informação sem qualquer custo financeiro foram ideias postas em prática pela Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) neste ano. As ferramentas online “Oportunizar” e “Balcão do Investidor”, lançadas recentemente, são exemplos práticos de ações simples, porém capazes de gerar resultados significativos tanto no aumento da inserção de jovens cearenses no mercado de trabalho quanto no crescimento e sustentabilidade das indústrias locais.

 

Com o objetivo de facilitar a instalação das indústrias e demais empresas de grande porte no Ceará, a Adece passou a disponibilizar, desde agosto deste ano, a ferramenta Balcão do Investidor. Por meio do endereço www.adece.ce.gov.br/balcao, os empresários interessados em agilizar seus processos de alocação em solo cearense podem preencher um formulário relatando suas necessidades. Ao receber as demandas, técnicos da Agência tratam para dar andamento às resoluções. O mesmo auxílio é oferecido também às empresas já em funcionamento no Estado.

 

“O Balcão do Investidor coloca a Adece à disposição para receber as demandas dos empresários pela Internet de maneira que possamos dar velocidade à comunicação e ajudar nos encaminhamentos dos processos de instalação no Estado. Tudo isso encurtando distâncias e otimizando tempo”, explica o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa.

 

Para atender uma das demandas mais identificadas entre as relatadas pelas empresas e ainda utilizando a tecnologia no intuito de diminuir distâncias e acelerar soluções, a Adece firmou uma parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e lançou o Oportunizar. Disponível desde o final do mês de setembro deste ano, a ferramenta visa inserir jovens formados pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) no mercado de trabalho, estreitando e facilitando a relação dos empresários, do poder público e da mão de obra qualificada.

 

“O programa contará também com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e, na segunda etapa, outras entidades que trabalham com qualificação e formação profissional também estarão presentes. Nossa ideia é ampliá-lo e trabalhar com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac), com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e outras interessadas”, adianta Ferruccio.

 

Por meio do Oportunizar, as empresas podem elaborar um cadastro e demandar profissionais por curso, área de conhecimento e município. O acesso pode ser feito pelo endereço eletrônico www.adece.ce.gov.br/oportunizar. Ao todo, o Estado dispõe de 110 EEEPs ofertando cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral. Atualmente, o Ceará já conta com quase 25 mil técnicos formados.

 

Para Ferruccio, desenvolver ações inovadoras e sem custo financeiro é motivo de orgulho para a Adece. “Com força de vontade, trabalho, determinação, criatividade e amor pelo que se faz é possível transformar e fazer crescer ainda mais a economia do Estado. Nosso desejo é construir cada vez mais um Ceará de oportunidades. Temos boa infraestrutura e um povo acolhedor, trabalhador e qualificado”, completa.

 

Leia mais sobre a série:

 

Ciência e Tecnologia no CE: Pefoce dispõe da melhor estrutura do Brasil para a solução de crimes

 

Ciência e Tecnologia no CE: ferramentas garantem acesso fácil ao diagnóstico do clima e ao monitoramento das águas

 

 

Ciência e Tecnologia no CE: cápsula ajuda em diagnóstico preciso de doenças do intestino

 

Ciência e Tecnologia no CE: Porto Iracema das Artes forma primeira turma do curso de jogos eletrônicos em novembro

 

 

24.10.2015

 

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – Adece
Ana Beatriz Sugette – (85) 3457-3330 / 98878-2018
Twitter: www.twitter.com/adececeara
Facebook: www.facebook.com/adececeara

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898