Hospital César Cals: 87 anos de cuidados destinados à saúde da população

30 de outubro de 2015 - 19:14

 

Geovana de Lima Silva, técnica de enfermagem; Jacquecilene Prado Macdowel, funcionária pública; Eurico Cezário de Oliveira, aposentado; e Maria de Fátima Brandão Barroso, aposentada, são alguns dos pacientes atendidos, nos últimos meses, pelo Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede pública do Governo do Estado do Ceará, que completa 87 anos neste dia 31 de outubro.

 

Como acontece agora, desde 1928, quando adquiriu sede própria num terreno na Praça da Lagoinha, Centro de Fortaleza, que o Hospital César Cals se dedica a cuidar da saúde do povo do Ceará e também de outros estados. Ao longo dos anos, muita coisa se transformou e muitos serviços foram agregados, além do desenvolvimento na atuação de outras clínicas, além da ginecologia e obstetrícia. O HGCC é referência em todas as suas áreas de atuação, seja na clínica médica, cirúrgica, neonatologia, ginecologia e obstetrícia, ensino e pesquisa, sendo hoje um hospital que faz parte da formação em saúde de universidades públicas e privadas tanto do Ceará como também de outros estados.

 

Alguns serviços podem ser destacados, como a Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que realiza o tratamento dos pacientes da obesidade; o serviço de endoscopia que inova com exames, como a cápsula endoscópica, ultrassonografia endoscópica e moderna sala para a realização de CPRE, exame que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliopancreático; tratamentos com drogas imunobiológicas, no centro de infusão, para pacientes com doenças reumáticas; entre outros serviços.

 

No ano em que completa 87 anos, o Hospital César Cals passa por reformas e modernização de sua estrutura. Tudo pensado para atender melhor aos pacientes que chagam até a unidade, seja pela emergência obstétrica, ou ainda pela central de regulação, responsável por referenciar o atendimento para as unidades específicas de acordo com o perfil de cada paciente e serviços. Com o compromisso de ampliar, acolher e qualificar ainda mais a assistência à mãe e ao bebê, está sendo concluída uma reforma na maternidade e no setor neonatal. O HGCC conta com 36 leitos de médio risco e 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, que é reconhecida pelo atendimento aos recém-nascidos de baixo peso e prematuros extremos.

 

Alguns programas não área de obstetrícia e neonatologia são reconhecidos, além de ser referência estadual e nacional. É o caso do banco de leite humano, único do estado a funcionar 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O banco também é responsável pela pasteurização do leite de outros 12 postos de coleta de hospitais, da capital e do interior, públicos e privados. Possui ainda a casa da gestante, que cuida da mulher ao longo da gestação. Já o Método Canguru, que também é referência, no qual uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros, trabalham para promover, com qualidade, a recuperação dos prematuros de baixo peso.

O hospital garante ainda a promoção de cursos de qualificação e desenvolvimento profissional para todos os funcionários. O Centro de Estudos é responsável pela educação permanente no âmbito institucional além de receber os estudantes de internato, residência médica e estágios nas mais variadas profissões da saúde. É ele também que organiza e promove a jornada científica, que congrega todo o corpo clínico para a apresentação de trabalhos científicos e discussões sobre a saúde em geral, com o objetivo de disseminação do conhecimento.

 

Por fim, o paciente atendido no Hospital César Cals passou a contar com a atuação técnica de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, bioquímicos, além dos cuidados dos profissionais de enfermagem. E para atender ainda mais com qualidade e humanização, o hospital passa por reformas no serviço de endoscopia, que vai ganhar nova estrutura; a implantação da ressonância magnética e do laboratório de função pulmonar.

 

Os números comprovam a grandeza do Hospital Geral Dr. César Cals. Por anos, são realizadas 64.300 consultas ambulatoriais, 12.335 internações, mais de 4.000 cirurgias. Ao todo, são 408.000 exames laboratoriais e de imagem, e mais de 3.500 partos.

 

30.10.2015

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 98828.7463
Twitter: @Hosp_CesarCals
www.facebook.com/HospitalGeralCesarCals

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898