No Uruguai, Izolda Cela e Hélio Leitão visitam presídio e conhecem práticas de combate à violência

31 de outubro de 2015 - 12:20

A vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, visitaram nesta sexta-feira (30), no Uruguai, o presídio de Punta de Rieles. No local, os 520 detentos são empreendedores e donos dos próprios negócios. Além disso, a comitiva do Ceará participou de reuniões com representantes do governo uruguaio, parlamentares e entidades para conhecer as práticas de enfrentamento à violência no país sul-americano.

 

“É muito importante essa troca de experiências com países que têm tido sucesso nessa questão da violência. Temos ações interessantes que podem ser levadas para o Ceará”, citou a vice-governadora Izolda Cela, que coordenada no estado o Pacto Por um Ceará Pacífico. Entre os encontros (visita ao presídio e reuniões no Uruguai), que foram organizados pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), o grupo brasileiro debateu o enfrentamento à violência com diversas outras instituições, como a Secretaria Geral da Junta Nacional de Drogas, Instituto Nacional de Direitos Humanos, Ministério de Relações Exteriores e Comissão Parlamentar para o Sistema Carcerário.
Rfoto

 

“O Uruguai tem uma série de medidas de enfrentamento à violência. E isso acaba por refletir diretamente no sistema penitenciário. Além disso, esse enfrentamento segue a lógica do que já prevê o Pacto por um Ceará Pacífico”, apontou o secretário Hélio Leitão.

 

31.10.2015

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898