Semace intensifica promoção do CAR para agricultores familiares de Granja, Camocim e Itapipoca

6 de novembro de 2015

 

Dezesseis produtores da agricultura familiar e dois agentes da prefeitura de Granja foram orientados por técnicos da Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) a fazer o Cadastro Ambiental Rural, uma das exigências no novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012). O trabalho foi realizado, nestas quarta e quinta feiras (4 e 5), com vivências de campo e práticas de uso da internet, por meio de que o CAR é realizado. O treinamento foi oferecido, depois que os agricultores enviaram à Diretoria Florestal da autarquia pedidos de autorização para o uso do fogo (queimadas), com informações típicas de produtores que ainda não têm o Cadastro Ambiental.

João da Silva Dias foi o primeiro do grupo de agricultores familiares de Granja a cadastrar a propriedade. Ele quer usar o fogo em 2,1 dos 24,5 hectares do terreno, para plantar milho e feijão, consorciados com a sabiá (madeira). Dias conheceu o Código Florestal, as regras do CAR e viu sua fazenda por imagens de satélite. Agora, vai localizar a área a ser queimada de acordo e com menos riscos para os recursos naturais. ?Foi um momento bastante enrequecedor?, afirmou a técnica Tereza Farias. ?Os agricultores identificaram e reconheciam suas terras, opinando, inclusive, sobre a localização da reserva legal exigida para proteção dos recursos da fauna, flora , do solo e dos recursos hídrico?, completou.

Em Camocim, as orientações sobre o CAR e sobre o controle do uso do fogo foram dadas a outros 15 agricultores familiares que produzem no entorno de uma fábrica de beneficiamento de coco. A empresa, que também produz, tem o CAR, brigadas de combate ao fogo, e considerava um risco à desinformação no entorno. Já em Itapipoca, o esclarecimento sobre o CAR foi para 70 agricultores familiares reunidos no Seminário Regional promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetraece). O produtores foram orientados também sobre como pedir à Semace a Autorização Ambiental, um documento exigido na relação dos agricultores com os bancos oficiais.

06.11.2015

Alberto Perdigão
Assessor de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
85 3101.5554 – comunicacao@semace.ce.gov.br

Ana Martins
Gestora/Célula de Monitoramento

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898