Aracati recebe Conferência Regional Unificada Direitos Humanos, LGBT e Mulheres

12 de novembro de 2015 - 16:31

Nesta sexta-feira (13), a cidade de Aracati recebe a Conferência Regional Unificada Direitos Humanos, LGBT e Mulheres. O encontro visa interiorizar as políticas públicas já existentes e por meio dos debates criar propostas para futuras políticas públicas que atendam as demandas da população da região.

“Esperamos, como temos visto nas outras etapas, uma participação de toda a diversidade de pessoas, instituições e movimentos que se propõem a defender a dignidade da pessoa humana. O município de Aracati é um dos poucos no Ceará que possuem uma Coordenadoria de Direitos Humanos e creio que isto será um diferencial nesta Conferência”, destaca o coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, Demitri Cruz.

A Conferência Regional Unificada Direitos Humanos, LGBT e Mulheres já passou pelas cidades de Sobral, Itapipoca e Crato. Tendo o formato adaptado à necessidade do público presente. O engajamento da população tem sido diferenciado em cada localidade, já que cada região tem uma forma própria de debater os direitos.

Para Narciso Júnio, coordenador Especial de Políticas Públicas para LGBT, o o público LGBT demonstrou, nas cidades pelas quais a conferência já passou, bastante entusiasmo e conhecimento na elaboração das propostas. “O tema da conferência nacional LGBT é ‘Por um Brasil que Criminalize a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais’. Nas conferências regionais estamos convidando o público a pensar em um Ceará que criminalize a violência contra a população LGBT e estamos tendo um retorno muito positivo”, ressalta.

Os grupos de trabalho são divididos por segmentos: Direitos Humanos, Mulheres e LGBT e em cada um deles são discutidas propostas relativas a cada política pública. Para Camila Silveira, coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres, as conferências oferecem a oportunidade de também alertar sobre os canais de denúncias contra a violação de direitos.

“Conhecemos esse processo de violência que acontece nas regiões. Queremos que as mulheres possam denunciar e reconhecer essas violações de direitos humanos. Queremos libertar, acolher e proteger nossas mulheres, essa também é a nossa prioridade”, conclui.

Os delegados eleitos de cada região serão convocados para a Conferência Regional dos Direitos Humanos que acontecerá nos dias 22 e 23 de janeiro, em Fortaleza.

Calendário de conferências regionais:
21/11- Fortaleza
28/11 – Redenção

12.11.2015

Ana Carolina Carvalho
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos ? COPDH
85 3133.3717 / 3133.3717

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br     / (85) 3466.4898