Laboratório do Hospital José Martiniano recebe certificação de qualidade

20 de novembro de 2015 - 12:42

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, foi mais uma vez certificado pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com desempenho Excelente. De acordo com o farmacêutico Erivaldo Pereira, coordenador do laboratório do hospital, a avaliação acontece com o resultado da análise de amostras, com valores desconhecidos, enviadas mensalmente pelo PNCQ. “No mês seguinte recebemos os resultados e nossa avaliação”, explica.

Participar de um controle de qualidade é a maior referência para o laboratório garantir a segurança nos serviços ao paciente. O  Laboratório de Análises Clínicas do Hospital José Martiniano de Alencar participa do programa desde 1995. “Nosso laboratório conquistou mais um desempenho Excelente nos resultados dos exames realizados em nosso hospital e isto em 20 anos consecutivos. Esta notícia nos enche de orgulho e segurança dos laudos produzidos no laboratório. banner laboratorio hospital excelente siteMédicos, enfermeiras, público interno e externo tem total segurança e confiabilidade nos procedimentos realizados em nosso Laboratório de Análises Clínicas. Estamos todos de parabéns, motivados e cientes que estamos no caminho certo”, comemora Erivaldo.

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar atende a pacientes internos e externos, oferecendo exames laboratoriais com uso de equipamentos de alta tecnologia e excelência em qualidade. Neste ano, foram realizados 164.700 exames clínicos. Destes, 16.027 só no mês de outubro e 15.586 até o dia 15 de novembro. Em média, mais de 1.420 coletas são realizadas por mês. São ofertados todos os tipos de exames da clínica médica, como hemogramas, exames bioquímicos, eletrólitos, gasometria, coagulação, imunohormônios, marcadores de hepatites e tumorais, HIV, linha Torch (Toxoplasmose, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes), imunohematologia, microbiologia, testes rápidos e automatizados, urinálise e parasitologia.

O atendimento ambulatorial acontece de segunda a sexta-feira, no horário das 6h às 18h. Para pacientes internos, o serviço é 24 horas. O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar recebe usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhados pelos postos de saúde.

20.11.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898