Adece reúne secretários para construir modelo de gestão do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde

24 de novembro de 2015 - 22:13

Com o objetivo de definir orientações para a implantação do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) e elaborar diretrizes para a governança do projeto, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, na manhã desta terça-feira (24), a oficina “Modelos de Gestão para o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde – Eusébio-CE”.

O evento contou com a presença do presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, dos secretários estaduais de Saúde, Henrique Jorge Javi de Sousa; e de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; além dos demais representantes de entidades envolvidas na implantação do PITS.

De acordo com o presidente da Adece, em um segundo momento, Polo ganhará novos rumos para ir além da área delimitada atualmente. “Tivemos a oportunidade de visitar obras do Polo na última sexta-feira (20), com governador Camilo Santana e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. Temos a tarefa de construir um modelo de gestão do empreendimento. Daí a importância de estarmos aqui debatendo e construindo. Meu desejo é que o Polo não fique restrito somente na área delimitada. A tendência é que ele vá além. O próprio governador já demandou que trabalhássemos com a possibilidade da ampliação”, ressaltou Ferruccio Feitosa ao abrir o encontro.

O secretário Inácio Arruda destacou a importância da construção do empreendimento para o aproveitamento de jovens formadas e capacitadas dentro do Estado. “Ao atrair esses empreendimentos deixamos de ser exportadores de inteligências. Nós graduamos um número significativo de pessoas, fazemos a pós-graduação e depois entregamos para outros estados brasileiros ou para o exterior”, disse.

Palestras
O primeiro dia de oficina foi contemplado com a apresentação do PITS feita pelo diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, Carlo Ferrentini. Em seguida, os presentes assistiram a palestra “O Complexo Econômico e Industrial”, proferida pelo assessor da Vice-Presidência da Fiocruz, Jorge Costa. A manhã foi finalizado com a apresentação de “Modelos de Polos Tecnológicos”, feita pelo professor doutor da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jair Amaral.

Para secretário de Saúde, o sistema de saúde no País é um grande potencial de produtor de riqueza e muita vezes não é percebido. “Estamos falando de inúmeras profissões diretas e indiretas que fazem parte desse ciclo todo, produzindo, empregando, fazendo uma série de correlações que vão desde a universidade até o atendimento direto. Uma grande marca que o Polo pode ter é de trazer para o centro do debate uma discussão integrada da questão do sistema de saúde e da produção de conhecimento e de riqueza dentro do polo produtor”, ponderou Henrique Jorge após ouvir as palestras.

No período da tarde, três grupos de trabalho foram formados para discutir os temas: “Identificação dos fatores críticos para o desenvolvimento estratégico do PITS” e “Seleção de multicritérios dos elementos estruturantes para a gestão do PITS”. O seminário acontece até a próxima quarta-feira (25), no auditório da Adece.

PITS
O Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) tem como proposta criar um ambiente que favoreça no Ceará a construção de um complexo de saúde inovador, capaz de propiciar o desenvolvimento do segmento e de fomentar a difusão do conhecimento entre indústrias e instituições que compõem o sistema de inovação estadual, resultando, enfim, em contribuição para o crescimento econômico do Estado.

O plano piloto do empreendimento, desenvolvido em parceria entre a Adece, Prefeitura do Eusébio e Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Sinfra), contempla o cuidado ambiental no tratamento da área situada no entorno da Lagoa da Precabura, integrando as áreas verdes das matas naturais das margens ao projeto urbanístico com construções saudáveis, humanizadas e sustentáveis.

Três empresas âncoras fazem parte do PITS: Unidade de Ensino e Pesquisa Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Centro de Plataformas Vegetais da Fundação Oswaldo Cruz; e Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Renato Archer), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

24.11.2015

Assessora de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará – Adece
Ana Beatriz Sugette – (85) 3457-3330 ou 98878-2018
Twitter: twitter.com/adececeara
Facebook: facebook.com/adececeara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898