Escola de Canindé que inclui trânsito no ensino comemora premiação do Denatran

26 de novembro de 2015 - 18:29

O trânsito faz parte do dia a dia da Escola Arco-Íris, no município de Canindé, e na manhã desta quinta-feira (26), mais uma atividade sobre trânsito foi uma das principais atrações da Feira de Ciências. A unidade móvel de educação de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) empolgou os 170 alunos das séries iniciais do ensino fundamental.

Educadores da Escola de Educação para o Trânsito do Detran se deslocaram até Canindé, sob o testemunho de São Francisco, para homenagear os alunos do estabelecimento, que foi vencedor, em duas categorias, do Prêmio Denatran 2015. A unidade móvel de educação de trânsito do Detran reverenciou, nesse evento, os alunos, em nome do Governo do Estado e da Secretaria das Cidades. Ana Clara e Ana Beatriz obtiveram primeiro e segundo lugares, respectivamente, categoria ensino fundamental pelo desenho da cidade ideal que elas idealizaram. A outra categoria foi pelo maior número de trabalhos inscritos no concurso deste ano: 99. A metade da escola participou.

A premiação do concurso anual do Departamento Nacional de Trânsito já se tornou comum para a Escola Arco-Íris, que funciona há 11 anos, pelo esforço da diretora Irani Paulino de Freitas, que conta com uma equipe de oito professores e quatro auxiliares de ensino na tarefa de ensinar as primeiras letras às crianças, e de lhes transmitir noções de cidadania, como a convivência respeitosa com o meio ambiente e o trânsito.

Desde que a escola começou a funcionar, a professora Irani percorreu todas as instâncias do seu município ? Demutran, vereadores, prefeito, Guarda Municipal, iniciativa privada – e algumas do Estado, para sinalizar a via pública onde está localizada a escola. Finalmente, neste ano, ela, professores, colaboradores e alunos conseguiram ver instalada a sinalização vertical e horizontal, inclusive a faixa de pedestre em frente à escola, como uma forma de garantia da travessia das crianças.

A escola festejou a premiação com banda de música, discursos de vereadores, lanche e brincadeiras, como na maquete do Detran, representando uma cidade, com edificações, calçadas e sinalização horizontal e vertical nas suas ruas e avenidas. Foi nessas vias públicas que os alunos dirigiram, por controle remoto, minicarros, colocando em prática o que já sabem sobre o trânsito: respeitar a faixa de pedestre; o semáforo, o limite de velocidade, entre outras regras de circulação e convivência entre motoristas, passageiros e pedestres.

26.11.2015

Gerência do Núcleo de Imprensa e Comunicação do DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813 e 3101.5819
Paulo.ernesto@detran.ce.gov.br

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil