Hemoce mobiliza população para doações de sangue

11 de dezembro de 2015 - 21:04

Até o fim deste mês, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, espera receber pelo menos 3.200 doações de sangue em todo o Estado para alcançar a meta de 108 mil doações no ano de 2015.  De acordo com a coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, é necessário que a população faça da doação de sangue um hábito diário e regular. “Todos os dias tem pessoas que precisam da transfusão de sangue e é por isso que a gente pede que a população venha doar voluntariamente como um compromisso de cidadania e com um único objetivo: ajudar a salvar vidas”, explica.

Atualmente, o Hemoce recebe em média 300 doações por dia. O processo de doação é formado por seis etapas que vai desde a identificação do doador até a fase final da coleta de sangue. Todo o processo leva em média de 40 a 60 minutos. Depois da doação, o sangue será examinado nos laboratórios do Hemoce para tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de chagas, HIV e HTLV I e II. Cerca de 45 dias após a doação, o laudo com resultado dos exames fica disponível no Setor de Resultados de Exames, no hemocentro onde foi feita a doação.

A doação de sangue não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. As mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano, e os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano. Cada bolsa de sangue pode salvar de três até quatro vidas. O sangue doado no Hemoce atende a pacientes que precisam da transfusão em 388 hospitais e unidades de saúde do Estado, além de atender 94% dos leitos hospitalares e 100% da rede SUS no Ceará.

Em Fortaleza, as doações podem ser realizadas todos os dias na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390, e no posto de coleta no IJF, na Rua Barão do Rio Branco, 1816 (confira aqui os horários).  Até o dia 30 de janeiro de 2016, o Hemoce estará com uma unidade na Praça do Ferreira, Centro da Capital, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, e aos sábados, das 8 às 14h, recebendo doações de sangue e realizando cadastro para doadores de medula óssea. Já no interior do Estado, o Hemoce está presente nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral e Quixadá.

O que é necessário para doar:

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce www.hemoce.ce.gov.br

11.12.2015

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:  natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br     / 85 3466.4898