Procura por informação cresce mais de 50% no mês de novembro

21 de dezembro de 2015

Acompanhando a onda de crescimento no serviço de Acesso à Informação em 2015, o mês de novembro registrou um aumento de 55,46% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Somente neste ano, o serviço mais que dobrou o número de pedidos de solicitação de informação. Nos 12 meses de 2014, o serviço registrou 23.462 pedidos contra 58.999 recebidos até novembro deste ano.

A Central Telefônica 155 continua sendo a ferramenta mais utilizada pelo cidadão na busca por informações públicas, representando 81,36% dos registros. De todas as solicitações da Central 155, 87,62% foram recebidas e respondidas de imediato, enquanto que os Comitês Setoriais responderam 359 solicitações no mesmo período, representando 12,38% das manifestações do mês.

O prazo para resposta traduz bem a agilidade e rapidez do serviço oferecido ao cidadão pelo Governo do Estado. Quando os pedidos de solicitações apresentam conteúdos mais complexos, cuja resposta geralmente não está disponível na forma de transparência ativa, o prazo médio para resposta é de 4 dias. Número bem abaixo do prazo regulamentado pela Lei Estadual nº 15.175, que concede até 20 dias para o órgão ou entidade pública responder a demanda, podendo ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa expressa.

Maior procura

Reunindo dados da Central 155, do Sistema SOU e das setoriais, os assuntos mais buscados pelos cidadãos no mês e respondidos de imediato foram as informações acerca do Projeto Identidade Funcional, informações sobre endereços e telefones dos órgãos públicos e orientações referentes aos serviços disponibilizados pela Cagece. Já os órgãos mais procurados foram Seplag, Cagece e Detran.

21.12.2015

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