Em clima de Natal, Iguatu tem 231 policiais e bombeiros militares promovidos

23 de dezembro de 2015 - 10:00


Sob o forte clima de renascimento e esperança que permeava a decoração natalina da Praça Matriz, o município de Iguatu, na região Centro-Sul, foi tomado por emoção nesta terça-feira (22) com a promoção de 231 policiais e bombeiros militares (210 PMs e 21 bombeiros). Eles foram beneficiados pela lei, sancionada pelo governador Camilo Santana, que regulamenta as promoções no Estado, garantindo a ascensão na carreira militar no total de 8.891 em 2015 – e o restante da tropa ao longo do tempo.

151222 PROMO PM IGUATU MG 6335 webO governador Camilo Santana falou sobre a sua satisfação pessoal por consolidar o compromisso com os militares. “Essa é a oitava solenidade que fazemos nessas duas semanas. Estivemos hoje em Juazeiro, onde promovemos quase 700 militares. Estou muito feliz por estar terminando o ano de 2015 realizando essas promoções. Durante a campanha eu percorri quase todos os municípios e ouvia reclamações tanto dos militares quanto dos familiares. Pessoas com 18 anos de serviço e não conseguiam uma promoção. Minha primeira atitude como governador empossado foi reunir o secretário da Segurança e o comandante da PM para fazer essa lei. Talvez nem vocês esperassem uma lei com essa magnitude, que corrigisse um erro tão antigo. Foram anos de injustiça e por isso quis promover todos de uma vez. Por isso escolhi uma data perto do Natal, uma época de amor, fraternidade, para dar esse presente para vocês. Essa lei não significa apenas um número, mas o rosto de vocês que arriscam as suas vidas diariamente. Daqui pra frente, todo policial saberá a data em que ele será promovido, pois não haverá limitação de vaga. Sei que hoje é um dia histórico, esse é um reconhecimento ao trabalho de vocês”, disse.

151222 PROMO PM IGUATU MG 6381 WebO secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, falou sobre o longo processo para que o sonho se tornasse realidade. “No segundo dia como secretário da Segurança fui convocado pelo governador para impulsionar essa lei pois muitos militares vinham sendo injustiçados. Tivemos uma importante colaboração, pois o governador fez questão que todas as entidades de classe tivessem participação. Assim foi feito, o projeto de lei foi discutido na Assembleia Legislativa e aprovado por unanimidade. Hoje temos a coroação de todo esse processo. Isso traz uma maior responsabilidade pela perfeição no trabalho. Obrigatoriamente em 2016 temos que bater as metas que batemos em 2015 e eu confio muito nos servidores públicos do nosso Estado”.

O agora major Hélio Rodrigues, que aguardava pela promoção há oito anos, destaca que essa é a realização de um sonho. “Isso só quem ganha é a sociedade, uma vez que eu, juntamente com meus colegas, nos sentimos motivados a servir a sociedade. Costumo dizer para a minha tropa que um homem valorizado trabalha por dez, então, o povo vai sentir um maior trabalho  pois estamos motivados. Há muito tempo sonhávamos com isso e hoje está sendo colocado em prática”, disse.

A também major Iris Oliveira estava na patente há 12 anos e reconhece o tamanho da importância da lei sancionada por Camilo Santana. “Sinto alegria e reconhecimento por parte das autoridades do Estado. É um marco histórico pois a corporação vinha há muito tempo esperando por isso e se sentindo injustiçada. Agora, com esse resgate, podemos dizer que a História foi dividida entre antes e depois dessa lei”.

Estiveram presentes na solenidade o chefe da Casa Militar, Túlio Studart; a secretária de Políticas sobre Drogas; Mirian Sobreira; os deputados federais Arnon Bezerra, Cabo Sabino e Adail Carneiro; os deputados estaduais Nízio Costa e Capitão Wagner;  o Comandante Geral da Polícia Militar, Giovane Pinheiro; o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Carlos de Araújo Gurgel; entre outros.

Maior promoção da História

Com 8.891 beneficiados, a promoção de 2015 é a maior da História das duas corporações – 8.203 policiais e 688 bombeiros. A última grande medida do gênero ocorreu em 2006, com 1.679 beneficiados. Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das 20151222212007  MG 0204 WebPromoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado ? e 16,9% em Fortaleza.

Calendário

Ao todo, são dez cerimônias, duas na Capital e oito no Interior, até o dia 23 deste mês. Fortaleza recebeu eventos nas últimas quarta (16) e quinta-feira (17). Ainda na quarta-feira (16), o governador Camilo Santana foi até Sobral. Na sexta-feira (18), Camilo promoveu os policiais e bombeiros de Canindé.

Já na segunda-feira (21), Itapipoca e região foram beneficiadas. Ainda nesta terça-feira (22), os profissionais da Região do Cariri foram promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte .No mesmo dia, Iguatu sediou as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas, às 9h, enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.

Lei aprovada e sancionada em maio

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. Toda a tropa está apta a ser promovida.

Campanha Militar Solidário

Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os profissionais que serão promovidos na graduação militar a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas que estarão nas solenidades poderão a participar da campanha.

essaTABELA LEI PROMOCOES - NOVA 2-01

Fotos: Tiago Stille

22.12.2015

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898