Secretaria das Cidades promove reunião com membros do Concidades

28 de dezembro de 2015 - 21:00

O secretário das Cidades, Lucio Gomes, recebeu nesta segunda-feira (28), conselheiros e membros de entidades da sociedade civil para a reunião do Conselho Estadual das Cidades (Concidades). O encontro serviu para traçar as deliberações dos Conselhos Municipais e viabilizar o debate em torno da política urbana estadual. Também foram definidas as ações preparatórias para a Conferência Nacional das Cidades, bem como o cronograma e a preparação da conferência nos municípios do Estado do Ceará.

Durante a reunião, Lucio Gomes apresentou aos participantes as principais realizações da SCidades no ano de 2015 no âmbito da habitação, desenvolvimento urbano e regional, e saneamento. Na ocasião, foi definida ainda a comissão que irá trabalhar na organização para a 6 ª Conferência Nacional das Cidades, a ser realizada em 2017.

Segundo José Ivan de Oliveira, representante da Federação das Entidades Comunitárias do Município do Barro, a reunião foi produtiva e de boas perspectivas. “Foi uma reunião de retomada e de planejamento, sabemos que apesar das dificuldades, inclusive financeiras, sabemos que a secretaria das Cidades e o Governo do Estado estão na mobilização para que os municípios façam suas conferências e, posteriormente, possamos realizar a estadual até chegar na conferência nacional”.

A próxima reunião ordinária do Conselho das Cidades ficou agendada para o dia 07 de março de 2016. Como presidente do Conselho Estadual das Cidades, Lucio Gomes reiterou todo o apoio de logística da secretaria para o que os membros necessitarem. Participaram da reunião além de conselheiros, os secretários executivo e adjunto, Ronaldo Borges e Quintino Vieira, e coordenadores das áreas de atuação da Pasta.

O Concidades

É um órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura da Secretaria das Cidades, que tem por finalidade propor e deliberar sobre diretrizes e instrumentos para a formulação e implementação das políticas de gestão do solo urbano; de habitação; de saneamento ambiental; e de mobilidade e transporte urbano, tudo em consonância com a Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU); com as deliberações das Conferências Estadual e Nacional das Cidades; e com as resoluções do Conselho Estadual e Nacional das Cidades.

28.12.2015

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos: 3207-5249/ 9.8603.0556

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br     / 85 3466.4898