Dia de Reis: Mostra Estadual Ceará Natal de Luz será realizada na Praça do Ferreira

5 de janeiro de 2016 - 14:00

A Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, promovida pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), como parte das atividades do Edital Ceará Natal de Luz, acontece na quarta-feira, 6 de janeiro de 2016, Dia de Reis, com uma programação especial das 9h às 18h na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. A mostra fecha o ciclo natalino e tem o propósito de destacar manifestações regionais do ciclo natalino, com a participação de grupos de pastoril, boi, reisado, lapinha viva, presépio e fandango selecionados nos festejos regionais natalinos e grupos de mestres convidados.

A programação da Mostra, que representa a culminância dos festejos natalinos tradicionais apoiados através do Edital, contará com apresentações de 14 grupos, dançando na Praça do Ferreira. Entre eles o grupo de Dona Mariinha da Ló, do município de Paracuru, mestre da cultura oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado. Na abertura da festa, um cortejo formado pelos grupos sairá do Teatro Carlos Câmara, na avenida Senador Pompeu, 454, seguindo até a Praça do Ferreira.

Os últimos preparativos para a mostra foram acertados em reunião nesta quarta-feira, 30/12, na sede da Secult, no Edifício do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Foram convidados todos os grupos da capital cearense que foram selecionados pelo Edital Ceará Natal de Luz, da Secretaria. Ao todo, foram selecionados 26 grupos (13 em Fortaleza e 13 no Interior) e 14 eventos (sete no Interior, sete na capital).

Os grupos que se apresentarão na Mostra foram selecionados por uma comissão formada por um representante da Secult, um membro do Fórum de Cultura Tradicional Popular e um da Comissão Cearense de Folclore, através de visitas aos 14 eventos natalinos apoiados. Entre os 26 grupos, foram selecionados 14, cada um representando um município diferente.

Edital Ceará Natal de Luz

A Mostra Estadual Ceará Natal de Luz é a culminância das atividades apoiadas pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do Edital Ceará Natal de Luz, que tem por objetivo apoiar a produção de bens e serviços culturais vinculados à temática natalina nas várias regiões do Estado do Ceará, democratizando o acesso aos recursos e selecionando projetos relacionados às tradições regionais cearenses do ciclo natalino. O investimento total do Governo do Estado no edital é de R$ 734 mil (23,5% a mais que o valor destinado ao edital em 2014), com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FEC). A lista com os projetos aprovados está disponível no site da Secult: www.secult.ce.gov.br.

O edital apoia projetos nas modalidades “Grupos de Tradição Natalina” (com 26 projetos selecionados) e “Mostras Regionais Natalinas” (14 projetos), além da Mostra Estadual Ceará Natal de Luz. Os grupos e mostras devem ser fieis às tradições natalinas, que incluem manifestações como lapinhas vivas, pastoris, bois, reisados, presépios e fandangos. Os pareceristas responsáveis pela análise dos 167 projetos inscritos no edital também foram escolhidos via seleção pública promovida pela Secult.

O edital é mais uma ferramenta da política cultural do Estado, cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais, de afirmação da cultura cearense e de valorização das tradições populares. Assim como todos os editais da Secult lançados em 2015, o Edital Ceará Natal de Luz contou com reunião prévia, para debate entre a equipe da Secult e os interessados em apresentar projetos, em mais uma edição do “Diálogos Culturais”, buscando sugestões e contribuições para aperfeiçoamento do edital.

“Entre os objetivos de nosso plano de governo está o aperfeiçoamento dos editais. Aperfeiçoar os critérios ali colocados, para garantir que os editais sejam um instrumento eficaz da política de cultura. Para que viabilizem recursos para a produção de eventos, mas que eles não sejam descolados da política de estado para a cultura”, ressalta Guilherme Sampaio.

“Quando lançamos um edital, o fazemos para atingir um determinado objetivo da política de cultura do Estado. Por isso promovemos reuniões como os Diálogos Culturais sobre o Edital Ceará Junino 2015, para aperfeiçoar esse instrumento importante, que são os editais”, acrescenta o gestor.

Três editais com inscrições abertas

Em 2015 a Secult lançou todos os seus editais voltados para apoio a projetos culturais: Edital Carnaval do Ceará, Edital Ceará da Paixão, Edital Ceará Junino, Edital Mecenas do Ceará, Edital Ceará Natal de Luz, Edital Ceará de Incentivo às Artes (inscrições abertas até 11 de janeiro) e Edital Ceará de Cinema e Vídeo (inscrições abertas até 29 de fevereiro). O Edital Carnaval do Ceará 2016 também já foi lançado, estando com inscrições abertas até 8 de janeiro. Todas as informações sobre inscrições estão no site www.secult.ce.gov.br.

SERVIÇO:

Mostra Ceará Natal de Luz. Secult Ceará.
Nesta quarta-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis, das 9h às 18h, na Praça do Ferreira. Entrada franca.
Mais detalhes em www.secult.ce.gov.br.

05.01.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Ana Martins
Gestora de Célula/ Monitoramento

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898