STDS oferta capacitação gratuita para empreendedores cearenses

7 de janeiro de 2016 - 15:31

A crise econômica porque passa o País não abate o ânimo empreendedor do cearense. Apostando no potencial criativo dos trabalhadores do Estado, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio da Central Fácil, reabre a temporada de cursos e oferece oportunidades de capacitação gratuita através de palestras e oficinas gerenciais que terão início já na próxima segunda-feira, 11 de janeiro, e seguem até o dia 27.

“É importante que o cearense esteja sempre se qualificando pois o mercado é muito competitivo. O governo atua para capacitar cada um desses trabalhadores e os cursos da Central Fácil orientam e estimulam o espírito empreendedor que tanto ajuda a promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, alerta o titular da STDS, Josbertini Clementino. Até o final de janeiro, serão seis oficinas de capacitação, duas por semana, sempre das 14h às 17h, totalmente gratuitas. Os interessados devem se inscrever na Central Fácil do Centro (Rua Pedro Borges, nº 20) ou ligar para 3101 2748 / 3131 6654.

Microcrédito e Exportação
Em parceria com o Banco do Nordeste, a Central Fácil realiza na próxima segunda-feira, 11, oficina sobre o “CrediAmigo”, maior Programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul, que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores dos setores informal ou formal da economia. O Programa atua de maneira rápida e sem burocracia na concessão de créditos em grupos solidário ou individual.

No dia 13 de janeiro, o curso “O que é Empreendedorismo” tratará das fases da atividade empreendedora, relatará experiências exitosas, além de esclarecer dúvidas sobre o Microempreendedor Individual. Um dos setores com maior oferta de empregos neste início de ano, o comércio, especialmente na área de cosméticos, tem espaço na programação da Central Fácil com a oficina “Como expandir seus negócios”, realizado em parceria com a Mary Kay, no próximo dia 18. Na mesma área, o curso “Como vender melhor” acontecerá no dia 20 de janeiro e terá como foco o atendimento ao cliente e técnicas de venda.

Enquanto para parte dos brasileiros a alta do dólar pode ser sinônimo de dor de cabeça, para outros pode se tornar motivo de alegria. É com o objetivo de orientar micro e pequenos empreendedores a aproveitar o momento econômico para ganhar dinheiro e mercado no exterior que a Central Fácil oferta o curso “Passo a Passo para Exportar”, no dia 26 de janeiro. Já no dia 27, a capacitação sobre “Planejamento Financeiro” deverá orientar o público sobre como fazer um plano de negócios, cálculo de custos e planejamento financeiro.

Capacitação empreendedora
Somente em 2015, como forma de promover a capacitação e estimular o espírito empreendedor dos cearenses, a Central Fácil realizou 127.183 atendimentos e capacitou 2.301 empreendedores, em três unidades, duas em Fortaleza e uma em Juazeiro do Norte. Por meio da Central Fácil, a STDS fornece o suporte técnico que possibilita ao empreendedor criar e alavancar o seu negócio de forma competitiva e com qualidade para enfrentar os desafios do mercado.

As Centrais fornecem total apoio a micro e pequenos empresários na abertura e no desenvolvimento de seus negócios; orienta, simplifica e racionaliza o registro de empresas, reduzindo custos e prazos; facilita a legalização de negócios informais; e capacita empresários e empreendedores. O atendimento é feito por meio de serviços centralizados, rápidos e integrados para micro e pequenas empresas; cooperativas e grupos produtivos; profissionais autônomos ou liberais e empreendedores em geral.

Novos negócios
Ainda no ano passado, 785 novas empresas Limitadas (Ltda) e 2.016 empresas individuais foram criadas no Estado, somente através das unidades da Central Fácil, em Fortaleza e Juazeiro do Norte, o que demonstra que o cearense continua acreditando no potencial do Estado de atuar como indutor do desenvolvimento social e econômico. Também foram formalizados 1.596 microempreendedores individuais, cearenses que inovam para seguir produzindo e gerando renda. Como resultado desses novos pequenos empreendimentos, foram geradas 8.599 ocupações de trabalho.

Clique aqui e confira a programação completa de cursos

Central Fácil: onde buscar atendimento
Fortaleza
– Rua Pedro Borges, 20, Centro – 3101.2748
– Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana (Unidade Vapt Vupt) – 3218.5200

Juazeiro do Norte
– Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro (Unidade Vapt Vupt) – (88) 3572.4700

07.01.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio – (85) 3101.2089 ou 98878.8510
imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898