Funcap disponibiliza plataformas para apoiar interação entre atores do sistema estadual de CT&I

20 de janeiro de 2016 - 11:23

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) disponibilizou duas plataformas para  ajudar na interação entre os atores envolvidos com Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) no Ceará e organizar um banco  de dados sobre CT&I. Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), gestores, pesquisadores, empresários, estudantes e interessados em CT&I terão livre acesso às duas plataformas: “Somos Funcap” e “Dados Funcap”.

Dados Funcap

O Dados Funcap se propõe a ser um banco de dados sobre CT&I, com informações regionais e nacionais, e está em  constante desenvolvimento pela Gerência de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Getic) da Fundação. Atualmente,  estão presentes indicadores sobre o Produto Interno Bruto (PIB) e sobre a população dos estados brasileiros; números de bolsas concedidas pela Funcap, Capes e CNPq; quantidade de pesquisadores nos estados e  execução orçamentária das Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil.

De acordo com a Getic, novas informações serão incluídas no Dados Funcap nos próximos meses, envolvendo pesquisas  científica e de inovação apoiadas pela Fundação, bem como dados referentes à CT&I no Ceará e no Brasil.

Somos Funcap

Com depósito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Plataforma Somos foi desenvolvida pela  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com o objetivo de incrementar a interação da universidade mineira com  instituições públicas e privadas em áreas de pesquisa científica e tecnológica. A Funcap adquiriu uma versão do sistema por um período de 12 meses.

Por meio de um mapeamento de competências, o sistema permite identificar os pesquisadores apoiados pela Funcap nos  últimos anos, suas especialidades e produção científica. As competências podem ser encontradas de maneira simples e  organizada, de acordo com a área de interesse do usuário.

A base de dados é a Plataforma Lattes, cujas informações são retiradas com autorização do CNPq. O Somos está em  constante desenvolvimento pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG, para que novas  funcionalidades sejam agregadas à Plataforma, e pela Getic da Funcap, para que o cadastro de pesquisadores esteja  sempre atualizado.

Dados Funcap: http://dados.funcap.ce.gov.br/

Somos Funcap: http://somoshomolog.fundep.ufmg.br/funcap/

20.01.2016

Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (Funcap)
Telefone: (85) 3275-9629
www.funcap.ce.gov.br
Twitter: @FuncapCE

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898