SPD fortalece parceria com a Defensoria Pública

20 de janeiro de 2016 - 16:00

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, recebeu, esta semana, a visita do secretário Especial Adjunto de Políticas sobre Drogas, Marcelo Uchôa. O encontro permitiu a apresentação das ações da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), bem como o fortalecimento da parceria entre os órgãos.

Marcelo Uchôa esclareceu que a SPD realiza ações para reverter o uso problemático de drogas no Estado, atuando nos eixos da prevenção, tratamento e acolhimento e reinserção social e profissional, em sintonia com a metodologia do Ceará Pacífico.

Para o secretário adjunto da SPD, a parceria com a Defensoria Pública é primordial para o fortalecimento destas ações. “Com esse apoio, passamos a nos beneficiar de um poderoso suporte, porque sabemos que, para desenvolver e coordenar ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população, é imprescindível fazer isso em consonância com a Defensoria Pública. Dessa forma, teremos um serviço prestado ao cidadão de qualidade, evidenciando a humanização do atendimento”, completou.

Na oportunidade, Marcelo Uchôa formulou convite para a participação efetiva da Defensoria na ação Corre Pra Vida, programada para o próximo o dia 29 deste mês, na área anexa ao ponto de acolhimento e abordagem para a população em situação de rua. O equipamento fica situado no centro de Fortaleza, ao lado da Santa Casa de Misericórdia. A iniciativa da SPD marcará a apresentação oficial do Projeto Corre Pra Vida para toda a sociedade cearense, constituindo-se num dia de serviços e cidadania. A Defensoria participará da ação através da oferta de atendimentos e orientações à população sobre questões jurídicas.

Mariana Lobo lembrou que o envolvimento com as drogas é uma das pautas da população em situação de rua, segmento em que ela teve a oportunidade de acompanhar enquanto supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas. “A Defensoria Pública é bastante sensível a essas questões. Muitas dessas pessoas nem sabem que têm esses direitos. Então, o fortalecimento da parceria com a SPD é frutífero e serve como mais uma oportunidade de chegar até onde eles estão, esclarecendo e garantindo a dignidade de cada cidadão”.

Ainda no encontro, Marcelo Uchôa prometeu levar ao Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Cipod), presidido pela titular da SPD, Mirian Sobreira, a proposta de participação da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará no colegiado, que reúne órgãos administrativos, entidades de classe e organizações da sociedade civil, com o intuito de propor a política estadual e ações de combate às drogas.

A reunião na Defensoria também contou com a participação da titular da Coordenadoria das Defensoria da Capital, Natali Massilon Pontes, e a coordenadora de Interlocução Interinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças.

20.01.2016

Lena Ximenes
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 98902.7939 – comunicacao@spc.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898