Operação Brasil Integrado resulta na captura de 1.338 pessoas em 2015 no Ceará

22 de janeiro de 2016 - 22:02

Em 2015, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), participou de quatro edições da Operação Brasil Integrado, promovidas pelo Ministério da Justiça (MJ), resultando na redução da criminalidade no Estado e em uma maior integração das forças de segurança do Estado e demais órgãos envolvidos. Ao todo, ao longo do ano, o MJ coordenou 10 operações desse tipo em parceria com os órgãos de segurança pública de todos os estados brasileiros.

Nas quatro edições que participou, o Ceará teve como resultado 1.335 pessoas presas e apreendidas em flagrante e outras três por mandados de prisão, totalizando 1.338. Foram cumpridos no Estado 181 mandados de busca e apreendidos mais de 900 munições e 133 armas de fogo. Foram feitas 27.906 abordagens a pessoas e a 20.591 veículos. Cerca de 95 quilos de maconha, cocaína e crack e 130 unidades de drogas sintéticas foram apreendidos. Cerca de 8,5 mil profissionais foram mobilizados, sendo 6.542 da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

As operações no Estado promoveram a redução da criminalidade e a união do trabalho entre as forças policiais e os órgãos envolvidos nas ações. As operações foram planejadas com trabalhos simultâneos em aeroportos, divisas dos Estados, cumprimento de mandados de prisão, desarticulação de quadrilhas, bloqueios e intensificação do patrulhamento. As Operações Brasil Integrado são ações constituídas por entes federados, órgãos de segurança pública e órgãos convidados, de acordo com a temática, para atuação com estratégias compartilhadas em nível operacional e de inteligência na prevenção e enfrentamento à violência e à criminalidade.

“Auxiliando o Estado do Ceará na sua iniciativa para a redução da criminalidade, especificamente com o foco em homicídios, nós temos desenvolvido operações integradas no Ceará e nas divisas com os demais estados do nordeste. Assim foi no ano de 2015, com quatro dessas operações, com excelentes resultados, mandados de prisão, busca e apreensão, várias operações com a Polícia Civil, Polícia Militar, peritos, bombeiros e continuaremos, no ano de 2016, a desenvolver essas operações, buscando cada vez mais auxiliar esse estado no seu trabalho e buscando salvar vidas”, explica a secretaria Nacional de Segurança Pública, Regina De Luca Miki.

Para o coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, delegado Fernando Menezes, a Operação Brasil Integrado no Ceará teve um resultado muito positivo. “Não só na redução dos crimes, mas o que mais gerou de positivo entre as operações realizadas, em nosso estado, em 2015, foi o fortalecimento da integração das forças estaduais e federais, e com um incremento de órgãos de segurança municipais. No Ceará, essa integração já vinha acontecendo entre as vinculadas da SSPDS – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense – graças ao Programa Em Defesa da Vida”, destacou.

O ponto central das ações foi a utilização do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), criado para a Copa do Mundo, montados em cada uma das 12 cidades-sede do mundial e que permitiu por meio de tecnologia e inteligência, a tomada de decisões operacionais e a coleta e gestão de dados e estáticas.

As operações no Ceará:

1- São João Seguro
Local: estados da região Nordeste
Período: 10 e 11 de julho
Foco: cidades do Nordeste com maiores festejos juninos para o cumprimento de mandados de prisão e no controle de divisas

2- Proteção à Vida (1ª fase)
Local: estados da região Nordeste, Goiás e Distrito Federal
Período: 29 julho a 04 de agosto
Foco: redução de homicídios

3- Proteção à Vida (2ª fase)
Local: estados da região Nordeste, Goiás e Distrito Federal
Período: 15 e 16 de novembro
Foco: redução de homicídios

4- Proteção à Vida (3ª fase)
Local: estados da região Nordeste, Goiás e Distrito Federal
Período: 16 e 17 de dezembro
Foco: redução de homicídios

 

 

22.01.2016

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898