Secult lança edital para selecionar pareceristas de projetos culturais

26 de janeiro de 2016 - 14:02

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lançou, nesta segunda-feira (25), o Edital de Credenciamento de Pareceristas 2016, que tem como objetivo selecionar pareceristas que farão análise de projetos culturais submetidos à Secretaria. Com inscrições abertas até o dia 24 de fevereiro de 2016, o edital é destinado a pessoas com formação artística e experiência na área da cultura. A partir da seleção, a Secult formará um banco de pareceristas (julgadores) especializados em cada uma das diversas linguagens artísticas e eixos da política cultural contemplados nos editais da Secretaria, como música, artes cênicas, artes visuais, culturas digitais, literatura, fotografia, festejos juninos, celebrações do ciclo natalino, manifestações da cultura popular tradicional, entre outros. Acesse o edital no site www.secult.ce.gov.br.

Com o edital de seleção de pareceristas, aberto a participantes de todo o Brasil, a Secult amplia ainda mais a transparência, a democratização e a descentralização no processo de seleção de projetos culturais por meio de editais que são lançados anualmente, como o Edital Carnaval do Ceará, o Ceará Junino, o Ceará da Paixão, o Ceará Natal de Luz, o Edital Ceará de Incentivo às Artes e o Edital Ceará de Cinema e Vídeo. Os pareceristas também poderão analisar projetos de outros editais a serem lançados pela Secretaria.

“O edital de credeciamento de pareceristas é mais uma ferramenta importante da política cultural do Estado, possibilitando ampliar a participação da sociedade no processo de seleção dos editais da Secult, de forma descentralizada e democrática. Os pareceristas, responsáveis por analisar os projetos inscritos para o edital, passam a ser definidos também através de uma seleção pública, contemplando nomes especializados em cada linguagem, com propriedade, expertise e reconhecimento”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.

“Ao lançar o presente edital, atendemos também a uma demanda das pessoas que ouvimos durante os Diálogos Culturais, eventos para se debater as políticas culturais, que realizamos em edições regionais, viajando por seis regiões diversas do Estado,  e em edições temáticas em Fortaleza, sempre com transmissão ao vivo pela Internet”, ressalta o gestor.

Edital inédito

Tal processo de seleção de pareceristas já foi adotado nos editais Edital Ceará Junino e o Edital Ceará Natal de Luz, no ano de 2015. O mesmo aconteceu com o Edital Carnaval do Ceará 2016, lançado neste ano. Entretanto, o Edital de Credenciamento de Pareceristas 2016 é uma ação inédita, tanto por abranger todas as linguagens contempladas nos editais da Secult quanto pelo seu formato. “É a primeira vez que a Secult lança, com esse modelo e com essa abrangência, um edital para seleção de pareceristas encarregados de analisar projetos culturais”, reforça o coordenador de Editais da Secult, Pedro Edson.

 

26.01.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda
85 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898