#CarnavalCE: Estado terá reforço de 3.717 homens na segurança

2 de fevereiro de 2016

 DSC2774 web

A operação, que inicia às 18h de sexta-feira (5) e se estende até às 6h da quarta-feira (10), terá o apoio dos comandos móveis e aéreos

A operação de segurança para o Carnaval do Ceará terá o reforço de 3.717 homens, distribuídos nas 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado. O período contará com o efetivo de 2.342 policiais militares, 324 policiais civis, 636 agentes  DSC2787 webdo Corpo de Bombeiros e 27 da Perícia Forense, além de 388 homens das Coordenadorias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O anúncio foi feito nesta terça-feira (2) pela pasta da segurança durante apresentação do Plano Operacional Carnaval 2016.

De acordo com o coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, o delegado Fernando Menezes, o efetivo destacado para atuar no Carnaval irá repetir o trabalho realizado no ano passado. “Em 2015, obtivemos um resultado positivo no período carnavalesco. Neste ano, repetiremos o planejamento operacional realizado no ano passado, adequando algumas especificidades. Esperamos, com  DSC2792 weba ação integrada das forças de segurança do Estado, resultados ainda mais positivos. Esse é um trabalho que já vem sendo desenvolvido por meio do programa ‘Em Defesa da Vida'”, enfatizou, lembrando a queda de 9,5% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no Ceará em 2015, sendo 17% em Fortaleza.

A operação, que inicia às 18h de sexta-feira (5) e se estende até às 6h da quarta-feira (10), terá o apoio dos comandos móveis e aéreos. Serão duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) e cinco aeronaves, sendo uma com imageador aéreo e uma com resgate aeromédico, para atender os municípios cearenses. A SSPDS ressaltou que não haverá alteração do efetivo ordinário em decorrência das movimentações dos efetivos das forças vinculadas designadas para a segurança do Carnaval 2016.

Estradas

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) será reforçada com 519 policiais militares, que atuarão em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). O efetivo diário da corporação contará com 23 pontos fixos nas estradas, 14 postos avançados, 56 motos, 14 guinchos, 43 viaturas e 88 bafômetros.

Para o comandante da PRE, o tenente-coronel Paulo Sérgio, os motoristas devem tomar alguns cuidados antes de pegar a estrada. “A PRE terá várias operações conjuntas com Detran-CE e AMC durante o Carnaval. Todas as equipes estarão munidas com os etilômetros e os condutores serão fiscalizados com o teor de alcoolemia. É importante lembrar que o motorista, antes de viajar, deve fazer a manutenção preventiva e ficar atento a documentação do veículo, para que não seja autuado”, informou.

Fotos: Elayne Costa / SSPDS

02.02.2016

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898