SPD reforça parceria com a rede municipal de saúde

5 de fevereiro de 2016 - 15:45

ideia é garantir assistência integral aos beneficiários pelo Projeto Corre pra Vida

Iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) voltada ao acolhimento e abordagem à população em situação de rua, o Projeto Corre Pra Vida chega ao quarto mês de implementação na área central de Fortaleza, contabilizando mais de sete mil atendimentos no contêiner instalado na área denominada de Oitão Preto.

O crescimento do número de beneficiários do projeto exige o fortalecimento das parcerias para proporcionar os encaminhamentos das demandas dessa população, em especial na área de saúde. Nesta perspectiva, a SPD reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza para a discussão de formas de incremento da parceria no âmbito do ‘Corre Pra Vida’. A articulação foi firmada entre a titular da SPD, Mirian Sobreira; a secretária municipal de Saúde, Socorro Martins; e a secretária adjunta, Lúcia Cidrão.

A reunião aconteceu nesta quinta-feira (4), na sede da SPD. Na ocasião, a coordenadora de Políticas sobre Drogas da pasta, Alessandra Pimentel, fez um breve relato sobre o Projeto Corre Pra Vida, que utiliza um contêiner como ponto de acolhimento e abordagem para a população em situação de rua, grande parte envolvida com o consumo abusivo e problemático de drogas, potencializando sua situação de vulnerabilidade.

Posteriormente, os participantes da reunião sugeriram ações que podem contribuir para a melhoria do atendimento à população em situação de rua beneficiária do Projeto Corre Pra Vida, observando as peculiaridades de cada unidade inserida na estrutura municipal de saúde, que inclui hospitais, postos de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), DST e Aids, dentre outros.

O ponto chave do encontro foi garantir a atenção integral aos usuários do projeto, que, por seu lado, funciona como uma ponte para inserção dessa população, até então desassistida, nas políticas públicas de saúde e à rede socioassistencial.

Alessandra Pimentel reiterou a importância do diálogo permanente com a rede de serviços parceira do Projeto Corre pra Vida da SPD, construindo fluxos e articulações. Dentre as ideias apresentadas na reunião, destacam-se a oferta de alguns serviços da rede no próprio espaço do contêiner, aproveitando o bom relacionamento e a confiabilidade dos beneficiários com os redutores de danos que atuam no projeto, bem como a disponibilização de novos insumo de prevenção às drogas e enfermidades diversas.

Novos encontros de fortalecimento de parcerias serão efetivados pela SPD no âmbito do Projeto Corre Pra Vida, culminando com a formatação e assinatura de termo de cooperação técnica entre a Secretaria e as diversas unidades da estrutura municipal de saúde.

05.02.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
Lena Ximenes / 85 98902.7939 / comunicacao@spd.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898