Agentes penitenciários e diretores prisionais participam de palestras sobre desenvolvimento humano

15 de fevereiro de 2016 - 17:04

Ao longo da semana, serão realizadas palestras explicativas sobre o projeto “Coaches pela Paz” para agentes e diretores de unidades prisionais e para gestores da Sejus. Ação faz parte do Pacto por um Ceará Pacífico

Agentes penitenciários, diretores das unidades prisionais e coordenadores da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) poderão participar gratuitamente de sessões de coaching, como uma ação desenvolvida pelo projeto Ceará Pacífico. Nos próximos dias 16 e 18, agentes do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) participarão de palestra introdutória ao tema, na Sejus. No dia 19, será a vez dos diretores e adjuntos de todas as grandes unidades prisionais da RMF.

Para Aline Miranda, assessora especial do Sistema Penitenciário da Sejus, os encontros serão momentos de reflexão. “Os trabalhadores do sistema terão a oportunidade de dar uma pausa na rotina e fazer um balanço sobre todos os âmbitos da sua vida, redescobrindo seu valor como ser humano”.

As reuniões serão orientadas por uma equipe de coaches do movimento Coaches pela Paz. O projeto prevê, além de palestra introdutória ao coaching, 10 sessões de team coaching (reuniões em grupo), com encontros semanais com 1h30min de duração. O objetivo central do movimento Coaches pela Paz é contribuir com a prevenção da violência, a redução da criminalidade, o resgate da sensação de segurança e a construção de uma cultura de paz no Estado.

Segundo Luciano Sales, instrutor, além de trabalhar a inteligência emocional dos agentes e de todos os envolvidos no sistema prisional, o intuito é “desenvolver competências no âmbito da emoção e do comportamento, ajudando a melhorar não somente o desempenho profissional deles, mas também a vida pessoal”. Inicialmente, o treinamento será destinado apenas aos agentes do IPPOO II, mas a ideia é ampliar para os profissionais das demais grandes unidades prisionais da Região Metropolitana.

O que é coaching

O coaching é um processo de desenvolvimento humano, que utiliza ferramentas voltadas para o alcance de metas e objetivos. O intuito do coach é proporcionar realização e alta performance pessoal, profissional ou mesmo emocional ao atendido, conduzindo-o de seu estado atual (análise da vida que tem levado) até o seu estado desejado (a vida que ele gostaria de ter), trabalhando suas limitações internas e externas, ao mesmo tempo em que um plano de ação é traçado e aos poucos, sendo executado.

O método possui ferramentas voltadas para desenvolver a inteligência emocional, a autoestima, o autoconhecimento, a liderança, a resiliência e a alta performance, entre outros benefícios.

Serviço:

Palestra introdutória ao coaching

Dias 16 e 18, às 14 horas – para agentes do IPPOO II
Dia 19, às 9 horas – para diretores e gestores da Sejus
Local: Sejus – Rua Tenente Benévolo, 1055, Meireles, Fortaleza

Mais informações: EGPR – 3251-1598

15.02.2016

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e Cidadania – Sejus
Camille Soares – (85) 3101.2862
ascom.sejus@gmail.com

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898