Semace itinerante inicia atendimento aos carcinicultores de Jaguaruana

16 de fevereiro de 2016 - 19:02

A manhã desta terça-feira (16) mobilizou produtores de camarão de Jaguaruana a comparecerem no 1º Semace Itinerante, mutirão de legalização da atividade de carcinicultura idealizado pelo Governo do Estado, através da Superintendência Estadual do Meio Ambiente e prefeitura local. A operação, que ocorre no Centro de Referência de Assistência Social/Cohab até quinta-feira (19) conta com uma equipe multidisciplinar de técnicos da autarquia e tem como objetivo atender todos os empreendedores da região que necessitarem dar entrada no licenciamento ambiental ou aqueles que já protocolaram processo na sede da superintendência em Fortaleza.

“Pela primeira vez a autarquia escolheu o município de Jaguaruana para realizar o Semace Itinerante, que visa ajudar os carcinicultores que precisam se regularizar em relação ao licenciamento ambiental. Vamos estar realizando diversas ações dentre elas o atendimento com a possibilidade de protocolar, tirar dúvidas sobre o checklist exigido, além de fazer a vistoria técnica na hora de algumas áreas de produção. Hoje já visitamos alguns viveiros”, informou o diretor de licenciamento da autarquia, Lincoln Davi.

Segundo Lincoln, esta é a última oportunidade que a Semace dará aos produtores de camarão de Jaguaruana no sentido de que possam sair da clandestinidade e continuarem trabalhando em conformidade com a legislação ambiental. “Depois disso, o município receberá a visita de fiscais ambientais que poderão multar e até embargar empreendimentos sem o licenciamento do órgão competente”, alerta Licoln, ressaltando também o cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, com o Ministério Público do Estado, firmado ano passado.

Na oportunidade, Lincoln e os demais técnicos da Semace foram recebidos pela prefeita de Jaguaruana Ana Tereza, que também apoia a ação e realiza desde o ano passado eventos no intuito de motivar a legalização da atividade que atinge cerca de 400 produtores no município. “Levamos muito em conta a visão da Semace, em nome do superintendente Ricardo Araújo, que com seu empenho em deslocar uma equipe pra cá desmistifica a imagem do órgão como perseguidor e burocrático. Essa é a terceira vez que o órgão vem aqui e isso é muito bom, e combina com a mentalidade do governador, que preza por agilidade”, afirmou Tereza.

Doação de mudas

Na segunda-feira (15), a equipe de técnicos da Semace realizou a entrega de mais de 100 mudas de espécies nativas, doados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para o viveiro da Prefeitura de Jaguaruana. A ação atendeu ao pedido feito pela prefeita do município, Ana Tereza.

Serviço

Semace Itinerante em Jaguaruana – Mutirão da Legalização da Carcinicultura
Data: 16, 17 e 18 de fevereiro de 2016.
Hora: das 8h às 12h e 14h às 17h.
Local: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – Rua 02, s/nº – Bairro Cohab – município de Jaguaruna.

16.02.2016

Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898