Com apoio da Funcap, pesquisadores cearenses desenvolvem rede de sensores sem fio de baixo custo para uso na agricultura

17 de fevereiro de 2016

Apoiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), uma equipe de pesquisadores do Instituto Federal do Ceará (IFCE) comandada pelos professores Jose Wally e Jorge Fredericson está desenvolvendo uma rede de sensores sem fio de baixo custo para sensoriamento remoto de parâmetros agrícolas e  aplicação no Semiárido cearense. A rede irá monitorar os seguintes parâmetros: temperatura, umidade relativa do ar,  pressão barométrica, umidade do solo, ocorrência de chuva e fluxo d’água usado na irrigação.

A dificuldade de obter dados quantitativos e qualitativos, como temperatura, umidade e alcalinidade do solo, sobre cada  area da plantação, é um dos principais problemas enfrentados pelos agricultores familiares. Devido à ausência de pessoas capacitadas e o elevado custo dos equipamentos de aferições, o acesso ao conhecimento dessas informações por parte dos pequenos agricultores impacta no cultivo das lavouras, suscetíveis a estresses hídricos e térmicos.

Para o desenvolvimento do projeto, a equipe do professor realizou pesquisas na literatura científica do tema, a modelagem do sistema e a implementação e testes dos protótipos, estando a pesquisa em fase final de teste em campo para a devida validação. Um dos principais desafios para a equipe executora foi conseguir um produto de fácil manutenção e aquisição
pelos agricultores familiares.

“Ao final do projeto, conseguimos unir qualidade, segurança e precisão nas medidas, baixo consumo de energia, integração com novas tecnologias e, o mais importante, um produto com alta eficiência, durabilidade e de fácil manutenção”, comemora José Wally.

“O protocolo de comunicação sem fio utilizado é focado no baixo consumo de energia e transferência de dados on-line”, destaca José Wally, professor do IFCE. De acordo com o pesquisador, os módulos são alimentados por baterias recarregáveis e as informações são visualizadas e armazenadas em um computador comum que armazenará os dados coletados, possibilitando ao agricultor manter um histórico das aferições dos sensores para cada estágio do cultivo.

“Também não é necessário tê-lo (computador) para o sistema funcionar. O agricultor poderá ter todas as informações que desejar em seu celular, na internet, impressas ou no computador”, acrescenta o pesquisador.

Segundo o professor do IFCE, a pesquisa mostrou um grande potencial de aplicação tanto no Ceará quanto em outras regiões do país “É importante ressaltar que a agricultura no semiárido cearense sofre bastante com a escassez de recursos, sobretudo água, e esta tecnologia fornece suporte sofisticado para que o agricultor familiar possa acompanhar o estado físico de sua lavoura”, explica.

Apoio da Funcap

O projeto “Sistema de sensores inteligentes de baixo custo integrado à agricultura de precisão voltado à agricultura  familiar do semiárido cearense” contou com apoio da Funcap, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio do Edital 12/2013 – Programa Infraestrutura Laboratorial – Áreas Estratégicas: Semiárido.

Para o pesquisador, o apoio da Funcap é primordial para as ações de pesquisa e inovação do Estado, além de permitir a formação de capital humano e tecnologia focada nas reais necessidades do Estado e na convivência com o Semiárido.

“Com este apoio, nos foram possíveis inúmeras realizações, como: a defesa de uma monografia de conclusão de curso; a aplicação futura de artigo científico e patente; projeto para mestrado acadêmico em Engenharia de Telecomunicações do IFCE e melhorias na infraestrutura laboratorial do GDESTE/IFCE”, afirma José Wally, ex-bolsista de mestrado da Funcap.

Mais informações: (85) 3307-3756.

17.02.2016

Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)
Telefone: (85) 3275-9629 / www.funcap.ce.gov.br
Twitter: @FuncapCE

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898