Conselho Estadual do Patrimônio aprova moção de congratulação à Secult

17 de fevereiro de 2016 - 14:31

O Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural do Estado do Ceará (Coepa) aprovou moção de congratulação à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), durante a 1ª reunião ordinária do colegiado em 2016, realizada na manhã desta quarta-feira (17), no Pavilhão dos Conselhos, no Centro de Fortaleza. A moção de congratulação foi apresentada pelos conselheiros, após apresentação realizada pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, apresentando as ações promovidas pela Secult em 2015 e nos primeiros meses de 2016.

Durante a reunião, o Conselho do Patrimônio debateu a proposta metodológica de orientação para a elaboração do dossiê para o Registro da Festa de Iemanjá como Patrimônio Imaterial, apresentada pela coordenadora de Patrimônio Histórico Cultural da Secult, Carolina Ruoso. A coordenadora também apresentou as ações já realizadas até esta data pela Secult em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e representantes dos povos de terreiro.

Entre outros pontos de pauta da reunião, foi realizada a retificação da indicação de dois membros do COEPA para representação no Conselho Estadual de Política Cultural e foi apresentado o Calendário de Reuniões do Conselho em 2016.

Acervo Humberto Teixeira

A aquisição do acervo pessoal do cantor e compositor Humberto Teixeira pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado, também esteve entre os informes desta manhã, apresentados pelo secretário Guilherme Sampaio aos 15 conselheiros do COEPA, bem como a representantes do Movimento Náutico Urgente. Na oportunidade, o Movimento entregou as manifestações e assinaturas de apoiadores da proposta de tombamento do Clube Náutico Atlético Cearense ao secretário da Cultura, para integrar a documentação da proposta de tombamento definitivo do equipamento.

O primeiro concurso público para servidor da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a ampliação do número de mestres da cultura em 2016, a institucionalização dos 14 equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, bem como o retorno do Selo de Responsabilidade Cultural foram destacados pelo secretário Guilherme como algumas das principais ações a serem realizadas pela Secult em 2016.

Como assuntos de interesse do Conselho, na pauta para a próxima reunião do Coepa a ser realizada na terceira quarta-feira do mês de março, entrará a apresentação da Diretoria do Náutico defendendo a reforma do equipamento tombado, provisoriamente, pelo presente Conselho.

17.02.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
secultmkt@gmail.com  / (85) 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898