Municípios com mobilização contra mosquito têm ponto extra no Selo Unicef

17 de fevereiro de 2016 - 19:30

Os municípios que comprovarem que estão desenvolvendo ações efetivas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, terão um ponto extra na avaliação para recebimento do Selo Unicef. As ações poderão ser vistas e compartilhadas por todos em todo o mundo. As primeiras postagens, com as ações e documentos comprobatórios dos municípios já começam a partir da próxima semana, com atuação direta do Governador Camilo Santana nas plataformas desenvolvidas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (unicef), através do www.unicef.org.br, segundo informou o coordenador do Unicef no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ruy Aguiar. Os municípios têm até o dia 31 de julho para postarem as experiências e documentos comprobatórios de ações intersetoriais.

“Com as ações de combate ao mosquito feitas pelos municípios sendo consideradas uma estratégia para avaliação e concessão do Selo, o Unicef contribui para dar constância ao trabalho de mobilização”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Henrique Javi, na manhã desta quarta-feira, 17, durante abertura do último ciclo de capacitação de gestores e técnicos municipais, com a participação de adolescentes, da edição 2013/ 2016 do Selo Unicef Município Aprovado. “Além da necessidade de serem constantes, sem descuidar nenhum dia dos cuidados com tudo que pode permitir que o mosquito nasça e se desenvolva, as ações precisam ser intersetoriais”, acrescentou o secretário.

Tati Andrade, gestora de programas do Unicef para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, destacou que “o combate à proliferação do mosquito é mais uma estratégia que pode ser escolhida pelos municípios entre as 28 ações estratégicas trabalhadas no Selo”. A nova ação não altera as regras do Selo. Permanece a necessidade de cada município atingir 19 pontos. A capacitação do último ciclo de capacitação da edição do Selo 2013/2016 prossegue nesta quinta-feira, 18, no auditório Celso Furtado, do Banco do Nordeste, Avenida Pedro Ramalho, 5.700,

“O Unicef, que tem como missão promover os direitos e o bem-estar das crianças, está integralmente comprometido com esse desafio de enfrentar o mosquito”, disse Tati Andrade. No Ceará, há 1 óbito de uma criança com microcefalia relacionado à zika. Há 24 casos confirmados de microcefalia, de novembro do ano passado até agora, sendo investigados se há relação com a zika. E como falou a presidente da Associação das Primeiras Damas, “só com as políticas públicas não se combate o mosquito. Se não tiver a participação do cidadão, se não houver consciência cidadão e coletiva, não vamos consequir eliminar essa mazela”.

O QUE FAZER PARA NÃO DEIXAR O MOSQUITO NASCER

– Limpar o quintal, no mínimo uma vez por semana, retirando todo o lixo.
– Não acumular nos quintais móveis velhos, eletrodomésticos ou qualquer objeto que possa acumular água.
– Colocar o lixo em saco. Amarrar o saco. Só colocar na calçadas nos dias de coleta.
– Nunca jogar lixo nas ruas. Até numa tampinha de refrigerante o mosquito pode se multiplicar.
– Deixar as calhas sempre limpas.
– Os pneus usados devem ficar em locais cobertos para não juntar água.
– Antes de armazenar água, lavar bem, com sabão e escova, os baldes, bacias e potes. É preciso tampar todos os depósitos de água.
– Evitar cultivo de plantas com água. Água acumulada, por menor que seja a quantidade, é um risco para a criação do mosquito.
– Manter os ralos limpos telados, com os aparelhos sanitários sempre fechados.
– Receber o Agente de Endemias em sua residência.

17.02.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898