ZCIT traz chuva e rajadas de vento intensas para a faixa litorânea do Ceará

20 de fevereiro de 2016 - 15:13

Maior registro ocorreu na Capital, com 78mm de precipitação e rajadas superiores a 50km/h

Fortaleza e outros municípios do litoral cearense amanheceram com fortes chuvas e rajadas de vento intensas neste sábado, 20 de fevereiro de 2016. Conforme estava previsto pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) trouxe nuvens bem desenvolvidas, resultando em precipitações como a observada em Fortaleza, com 78mm e rajadas superiores a 50km/k. Outras cidades onde choveu forte foram Acaraú, com 72mm, e São Gonçalo do Amarante, com 59mm.

De acordo com a Funceme, a ZCIT é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará, com atuação principalmente durante a quadra chuvosa (entre fevereiro e maio). A previsão do órgão indica que as chuvas permanecerão hoje no Centro-Norte do Estado, e amanhã tendem a diminuir, ocorrendo principalmente na faixa litorânea.

Apesar da intensidade das precipitações de hoje, a Funceme adverte que o prognóstico de maior probabilidade de chuvas abaixo da média na quadra chuvosa está mantido. Os meteorologistas explicam que as recentes precipitações têm ficado concentradas na faixa litorânea e, no Interior do Ceará, os registros são menores. Ressaltam também que os prognósticos apontam para o acumulado de chuvas em períodos de três meses no Estado todo.

Na próxima terça-feira, 23 de fevereiro, a instituição fará a divulgação do prognóstico para os meses de março, abril e maio, durante a reunião semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), às 7h, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil (Avenida Desembargador Moreira, 1199 – Meireles).

 

20.02.2016

 

Guto Castro Neto
Assessor de Comunicação
FUNCEME – Fundação Cearense
de Meteorologia e Recursos Hídricos
+55 85 999714289 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898