Cearáportos busca novas oportunidades nos Emirados Árabes

23 de fevereiro de 2016 - 17:43

O presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, acompanhado do assessor da presidência, Fábio Abreu, estão essa semana nos Emirados Árabes para conhecer diversos portos do país. A viagem faz parte do plano do Governo do Estado do Ceará que busca atrair ainda mais investimentos para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP.

 

Os representantes cearenses realizaram nesta terça-feira (23), uma reunião com uma das maiores operadoras portuárias do mundo, a Gulftainer, que esteve, no final de 2015, no Ceará em reunião com o Governador, Camilo Santana, conversando sobre a possibilidade de firmar novas parcerias com o Estado. Em seguida, visitaram Terminal de Conteiner KhorFakkan  e o Porto Seco de Sharjah, administrados pela empresa.

 

O terminal de contêineres da empresa (KhorFakkan Conteiner Terminal  – KCT) possui muitas características físicas em comum com o Terminal Portuário do Pecém. Dentre elas podemos destacar a capacidade para a atracação de grandes navios, além da localização estratégica que favorece as movimentações para diversos lugares do mundo. O  KhorFakkan é destaque em âmbito internacional, assim como o Porto do Pecém, por causa da sua infraestrutura diferenciada.

 

De acordo com o presidente da Cearáportos, o Porto do Pecém por causa das semelhanças com o terminal árabe, busca seguir o exemplo e se tornar um futuro hub de cargas, “Atualmente eles recebem navios de 9 a 18 mil TEU’s e realizam o transbordo para embarcações menores de 4 a 6 mil TEU’s. É isto o que vislumbramos para o Porto do Pecém em breve”, finalizou Serpa.

 

A Gulftainer atua no Porto de KhorFakkan  desde o ano de 1976. Em 2015, o terminal de contêineres alcançou a marca de mais de 3,6 milhões de TEU’s movimentados e recebe, por ano, cerca de 1.400 navios. Referência no mundo inteiro, o terminal funciona como um Hub de transbordo, facilitando a vida das linhas de navegação no que se refere a custo e tempo. Hoje, ela é responsável pelo atendimento de toda a região do Oriente Médio, Lesta da África e Índia.

 

A empresa ainda administra o Porto Seco de Sharjah, que possui 150 mil m², 35 galpões de armazenamento.  Atualmente, a operadora possui terminais, além dos Emirados Árabes, no Brasil (Recife), Estados Unidos, Arábia Saudita Iraque e Líbano.

23.02.2016

Luiza Dantas
Assessora de Imprensa da Cearáportos
(85) 3372.1795 / 989442841
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br
www.cearaportos.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898