Presidente da Cearáportos conhece zona franca de Sohar

24 de fevereiro de 2016 - 19:23

A zona franca é semelhante a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) que existe no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP

Nesta quarta-feira (24), o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, acompanhado do assessor da presidência, Fábio Abreu, visitou a Freezone, ou zona franca,  de Sohar. Com 4.500 hectares, localizado dentro do complexo industrial, a 2km do porto, área oferece uma série de benefícios como, baixos impostos, acordos de livre comércio com Estados Unidos e Singapura, facilidade no processo de aquisição de licenças, dentre outras. Tudo isso com um único objetivo: atração de mais investimentos para a região. Os representantes cearenses foram recepcionados pelo coordenador comercial do Porto de Sohar, Faisal Al Balushi.

Atualmente, a freezone possui 31 empresas instaladas, acesso direto ao porto, e já atraiu mais de 21 bilhões de investimentos globais. “É importante acompanhar de perto o funcionamento de uma área portuária e industrial que conta com uma zona franca deste porte, com características semelhantes ao que temos no Pecém, para que possamos aprender e aplicar todo esse conhecimento no Ceará. Dessa forma, inovando, trazendo novas possibilidades de trabalho, conseguiremos atrair mais investimentos para o Estado”, declarou Serpa. A freezone e o Porto de Sohar são resultado de uma joint venture entre o Porto de Rotterdam e  Governo de Oman.

A zona franca árabe é semelhante a Zona de Processamento e Exportação (ZPE), que está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP, e foi a primeira do país a entrar em funcionamento.  Com uma área 576 hectares, localizada a 6km do Porto do Pecém,  a ZPE/CE foi projetada pelo Governo do Estado do Ceará para abrigar empresas concedendo benefícios tributários cambiais e administrativos. Hoje existem 4 empresas instaladas na área.

 

24.02.2016

Luiza Dantas
Assessora de Imprensa da Cearáportos
(85) 3372.1795 / 989442841
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br
www.cearaportos.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898