Semelhanças entre Pecém e Sohar mostram potencial do porto cearense

25 de fevereiro de 2016 - 14:29

“O Porto de Sohar começou a funcionar em 2002, na mesma época em que o Porto do Pecém, e apresenta um crescimento significativo, sendo hoje um case de sucesso. Levaremos todo o conhecimento para fazer com que o nosso porto cresça ainda mais em escala global”, declarou o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, sobre a visita realizada ao Porto de Sohar, localizado em Omã, nos Emirados Árabes, e considerado a porta de entrada para o Golfo Pérsico.

Recepcionados pelo Diretor Comercial do Porto, Marc Evertse, o presidente do Porto do Pecém, e o assessor da presidência, Fábio Abreu, conheceram toda a estrutura do porto árabe que inclui a Refinaria de Sohar (Sohar Refinary), as obras da segunda refinaria, área de tancagem e GLP, fábrica de fertilizantes, terminal de contêineres, terminal de veículos, carga geral e de projetos e freezone (zona franca).

Dentre os locais visitados, está o Terminal da empresa brasileira Vale, onde puderam assistir a operação do maior navio mineraleiro do mundo, o ValeMax. A embarcação, que saiu do Porto de Tubarão, no Espírito Santo, tem capacidade para transportar 388 mil toneladas do granel sólido. “O processo de importação de minério de ferro é uma atividade nova no Porto do Pecém, então acompanhar esta operação é importante para aperfeiçoar o que estamos fazendo no Ceará e atendermos a Siderúrgica do Pecém com a melhor produtividade possível”, disse Serpa. No terminal da Vale,no porto árabe, são descarregados, por dia, cerca de 80 mil toneladas de minério de ferro.

Assim como o Pecém, o Porto de Sohar foi projetado para ser um complexo industrial e possui atualmente cinco principais vertentes: contêineres/carga geral, petroquímica, metalurgia, energia e a zona franca. De acordo Serpa, as semelhanças com o Porto do Pecém são muitas e o terminal portuário cearense tem tudo para se destacar como Sohar. “O trabalho é árduo, mas o sucesso é certo. Com o apoio que temos recebido do governador Camilo Santana, vamos nos esforçar ainda mais  para que, em breve, alcancemos o mesmo patamar de Sohar”, finalizou.

Porto de Sohar

Resultado de uma parceria entre o Porto de Rotterdam e o Governo de Omã, O Porto de Sohar possui uma localização estratégica, entre as principais rotas da Europa e Ásia, sendo possível alcançar através dele mais de 3,5 bilhões de consumidores. Ano passado (2015) foram movimentadas 50 milhões de toneladas por Sohar.

25.02.2016

Luiza Dantas
Assessora da Imprensa da Companhia de Integração Portuária do Ceará
85 98892.1883 | 3267.1256
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898