Ceará Pacífico: mediação de conflitos em escolas é tema de encontro na Polícia Civil

1 de março de 2016

A Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), recebeu nesta terça-feira (1º) um grupo de professores técnicos em mediação de conflitos da Célula de Mediação Social da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A reunião, mediada pelo inspetor e diretor da Dipre – Sílvio Maia – teve como objetivo o fortalecimento de parceiros que integram as ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”, desenvolvido pelo Governo do Estado.

O grupo composto por 20 mediadores – entre professores e inspetores de segurança escolar da Guarda Municipal – participou do encontro, que foi realizado no auditório da sede da Superintendência da Polícia Civil. Na ocasião, a gerente da Célula – Professora Lady Lima Vieira – explicou como funciona o serviço de mediação social e sua área de atuação para os novos integrantes do núcleo. Foram discutidos ainda temas como a padronização dos trabalhos desempenhados pela célula.

Para Lady Vieira, o encontro serviu para planejar e fortalecer a parceria com a Dipre, no sentido de atender melhor a população nessa temática, que é a prevenção ao uso indevido de drogas e à violência. “O Programa Ceará Pacífico veio para fortalecer as ações já desenvolvidas pela Célula, porém com uma diferença: unir estado e município. É o Ceará trabalhando de mãos dadas pela paz nas escolas”, pontuou Lady Lima.

O diretor da Divisão ressalta ainda importância do evento: “para reforçar as ações do Ceará Pacífico, nós, da Dipre, também atuaremos como mediadores na prevenção ao uso indevido de drogas e à violência nas escolas do município. Por isso, a importância desse encontro. Esse momento de troca de informações que estamos tendo hoje é um serviço de doação. Todos os dias a gente se doa para ajudar a quem nem mesmo conhecemos”, declara o inspetor.

Pacto por um Ceará Pacífico
Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a ação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicos estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto é realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.

01.03.2016

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898