9.190 bolsas distribuídas no primeiro mês do serviço de ostomizados

2 de março de 2016 - 21:00

Em um mês de funcionamento, o Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada atendeu 764 pacientes – 386 deles de Fortaleza e 378 do interior do Estado –, forneceu 9.190 bolsas coletoras e 215 acessórios. O aposentado José Andrade de Lima, 67 anos, de maranguape, na Região Metropolitana, foi um dos pacientes atendidos.O serviço de ostomizados foi implantado pela Secretaria da Saúde do Estado no dia 1º de fevereiro no Centro de Saúde Meireles e, desde então, pacientes ostomizados intestinais e urinários recebem atendimento integral de segunda a quinta-feira, das 7 às 16 horas, e na sexta-feira, das 7 às 12 horas. O Centro de Saúde Meireles fica na Avenida Antônio Justa, 3113, Meireles, em Fortaleza. Estão cadastrados no Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada 1.624 pacientes.

O atendimento integral assegura o fornecimento das bolsas coletoras, a consulta e o acompanhamento por uma equipe multiprofissional e especializada, que inclui médico proctologista, enfermeira, nutricionista, assistente social e psicólogo. O novo serviço também inclui cirurgias. Após avaliação médica, pacientes com condições de reversão do estoma são encaminhados, através da Central de Regulação, a cirurgias para fechamento da colostomia no Hospital José Martiniano de Alencar, da rede pública do Governo do Estado, no Centro de Fortaleza, na Avenida Princesa Isabel, 1526. Para agendar a primeira consulta no Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada, basta ligar para o Centro de Saúde Meireles, telefone (85)3486-6274. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Com a implantação do Programa de Atenção à Pessoa Ostomizada, a Secretaria da Saúde do Estado segue as diretrizes nacionais estabelecidas pelo Ministério da Saúde na oferta e organização dos serviços especializados prestados aos ostomizados. As diretrizes estão em conformidade com a Política Nacional de Saúde das pessoas com Deficiência e o decreto número 5296/04, a partir do qual os ostomizados são considerados pessoas com deficiência física. No primeiro mês de funcionamento, o serviço fez seis encaminhamentos de pacientes para atendimento por assistente social, um para nutricionista, dois para psicóloga e 30 para atendimento médico. Um paciente reverteu o estoma.

Os serviços de atenção às pessoas ostomizadas são unidades de saúde especializadas para assistência às pessoas com estoma. Esses serviços devem desenvolver ações de reabilitação que incluem as orientações para o autocuidado, a prevenção, o tratamento de complicações no estoma, a capacitação de profissionais e o fornecimento de equipamentos coletores e de proteção e segurança. Ostomizada é a pessoa que passou por uma cirurgia para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo para a saída de fezes ou urina, e também para ajudar na respiração ou na alimentação. O nome da cirurgia que cria essa abertura ou orifício no abdômen ou na traqueia é estoma.

banner meireles osto mar2016 site 002

02.03.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br/ 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898