Governador inaugura Sala de Monitoramento e Previsão de Tempo e Clima na Funceme

2 de Março de 2016

O chefe do executivo estadual vai conhecer o novo espaço nesta quinta-feira (3), para destacar
a importância das informações meteorológicas para diversos setores do Ceará

Uma nova Sala de Monitoramento e Previsão de Tempo e Clima para aperfeiçoar a qualidade das informações divulgadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O espaço será inaugurado nesta quinta-feira (3) pelo governador Camilo Santana na sede do órgão, em Fortaleza. A estrutura conta com um equipamento mais moderno composto por um Video Wall de 12 displays, adquirido com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A ideia é otimizar a percepção dos meteorologistas para os produtos analisados diariamente, como imagens de satélites e da Rede Cearense de Radares.

O ano de 2016, ainda no início do terceiro mês, já deu sinais suficientes de que é preciso um olhar mais atencioso para as características meteorológicas do Ceará. Em janeiro choveu quase o dobro da média mensal, reacendendo a esperança dos cearenses para um possível fim da estiagem iniciada em 2012. Em contrapartida, as precipitações registradas em fevereiro não alcançaram nem a metade da média mensal, causando perdas precoces em algumas lavouras no Interior. A ciência explica essa alternância de intensidade das chuvas e pode ir além, prevendo e apontando probabilidades para os possíveis cenários nos próximos meses.

Na última previsão climática, a instituição apontou cenário desfavorável até o mês de maio, quando termina a quadra chuvosa. Entretanto, mesmo após consecutivas quadras chuvosas com precipitações insuficientes, as cidades não estão livres de temporais e fortes pancadas de chuva que trazem transtornos e causam danos à população, principalmente nos centros urbanos. Essas informações são de suma importância para nortear decisões do Governo.

 

Cursos e publicações

A visita do Governador à Funceme também inclui um segundo momento, onde ele inaugurará a Sala de Treinamento do órgão, onde serão realizadas palestras e cursos nas áreas de meteorologia, oceanografia, hidrologia, recursos ambientais, dentre outras. O espaço climatizado possui 20 estações de trabalho com comutadores e projetor multimídia.

Ainda neste espaço, a presença do Governador servirá para o lançamento oficial de duas publicações do Núcleo de Recursos Ambientais da Funceme: Zoneamento Ecológico-Econômico das Áreas Susceptíveis à Desertificação – Núcleo 1 (Irauçuba / Centro Norte, com 12.305Km²) e Núcleo 2 (Região dos Inhamuns, com 8.303Km²).

 

Serviço:

Inauguração da Sala de Monitoramento e Previsão de Tempo e Clima – Funceme

Data: quinta-feira, 3 de março de 2016
Hora: 9h
Local: Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme (Avenida Rui Barbosa, 1246 – Aldeota)
 

 02.03.2016

Guto Castro Neto
Assessor de imprensa da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
85 3101.1235 | 99971-4289
comunicacao@funceme.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898