Rota das Emoções é apresentada na Alemanha

10 de março de 2016

O roteiro foi apresentado a jornalistas e operadores de turismo alemães durante evento na feira ITB, em Berlim.

Formada por 14 municípios do Ceará, Piauí e Maranhão, a Rota das Emoções foi apresentada nesta terça (10) a jornalistas e operadores de turismo da Alemanha. O evento foi realizado na Feira International Tourism Bourse (ITB), que começou ontem e segue até o dia 13, em Berlim. Os principais destinos da Rota – Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses – têm como aposta para atrair mais estrangeiros ao País as belezas naturais e o esporte.

O presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, abriu o evento e ressaltou que os principais mercados emissores para a Rota das Emoções são a Europa e os Estados Unidos. “O turista internacional procura destinos com belezas naturais, conforto, tranquilidade e segurança. É exatamente o que temos em Lençóis, Delta e Jeri. Tudo isso a poucas horas de voo da Europa e dos Estados Unidos. Tenho certeza que todos vão adorar”.

Para facilitar ainda mais esse acesso, o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, anunciou que Jericoacoara deverá começar a receber voos diretos semanais de Lisboa a partir de julho de 2017. “A pista do aeroporto de Jericoacara foi homologada e, em outubro deste ano, Jeri começará a receber voos charter de São Paulo. Já os voos comerciais terão início em dezembro”, revelou o secretário.

Ele ressalta que, além da inauguração do Aeroporto de Jericoacoara, o Governo do Ceará também investiu em infraestrutura em prol da Rota das Emoções. Em Barroquinha, a CE-187 foi pavimentada no trecho que vai à Praia de Bitupitá, que também receberá urbanização. Em Camocim e em Chaval, estão em elaboração os projetos do Parque Urbano de Camocim e do Porto dos Mosquitos, respectivamente.

Em Cruz, o acesso entre a CE-085 e a Praia do Preá está sendo pavimentado. Além disso, a Praça de Eventos do Preá deverá ser urbanizada. Para Jijoca, há o projeto da cerca do Parque Nacional de Jericoacoara e novo estacionamento, que será fora do parque.

Piauí e Maranhão

De acordo com o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior, as ações desenvolvidas para beneficiar a Rota incluem a construção e urbanização do Porto dos Tatus, o asfaltamento da PI-116, que liga à praia do Arrombado, e a iluminação das praias de Maramar e Macapá. Está em construção a reserva dos pescadores e será criada a Praça do Cajueiro Rei (o maior cajueiro do mundo), em Cajueiro da Praia.  

Representando o Maranhão na feira, o senador Roberto Rocha, coordenador da Frente Parlamentar da Rota das Emoções, apontou os investimentos executados no Maranhão, como a retomada das obras no aeroporto de Barreirinhas, que está com 50% das obras concluídas. Citou também a construção da estrada de Paulino Neves a Barreirinhas, ligando o Maranhão à Rota as Emoções, e de Barreirinhas a Santo Amaro (MA-320).

A Rota

A Rota das Emoções integra 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará, envolvendo os segmentos Sol e Praia, Ecoturismo e Aventura. Por meio dela, é possível vivenciar parte da cultura e da culinária do Nordeste. Os principais destinos da Rota são ideais para a prática do kitesurfe, do windsurfe e de aventura em veículos 4×4. O roteiro é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, implementado pelo Sebrae e pelo Ministério do Turismo.

10.03.2016

Yanna Guimarães
Assessora de Comunicação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur)
(85) 3195.0211 / 98956.0331 / www.setur.ce.gov.br

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Wania Caldas
Gestora de Célula / Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898