Gincana Cooperativa: Escola em Campos Sales mobiliza estudantes para realizar ações contra o mosquito Aedes

11 de março de 2016

Combater o mosquito Aedes aegypti é uma das maiores preocupações do Governo do Estado do Ceará. Como a escola é um fator crucial nessa conscientização, a Secretaria da Educação vem motivando gestores, professores e estudantes a realizarem ações de combate ao vetor. A Escola de Ensino Médio de Campos Sales é uma das diversas unidades educacionais que aderiram à campanha “Todos Contra o Mosquito”, organizando uma gincana cooperativa com os estudantes.

Com a comissão de combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e zika, a escola construiu um cronograma para mobilizar os jovens a aderirem à ideia da campanha. Os grupos terão até o dia 14 de março para realizarem um plano de ação com as datas de reuniões e realizações das ações e entregar à comissão da escola. Uma das atividades é a criação de um slogan e marca, assim como materiais de divulgação, como cartazes e panfletos, para momentos de mobilização nas ruas e comunidades. As ações nas ruas deverá ocorrer entre os dias 23 a 31 de março e cada equipe deverá visitar 15 residências, acompanhada de agentes de saúde e endemias.

Conforme as orientações da gincana escolar, é importante que cada etapa seja registrada por meio de vídeos e fotos. Além de estimular a vizinhança, as equipes deverão desenvolver projetos para a rádio da escola, para garantir que a comunidade escolar também esteja junto no combate ao vetor.

Para finalização e classificação das equipes, acontecerá um dia D, momento em que os estudantes e o professor de cada grupo deverão apresentar um vídeo com todas as ações realizadas durante o processo. Assim, o comitê escolar de combate ao vetor deverá pontuar as equipes com melhor desempenho. O primeiro colocado terá seu vídeo publicado no site da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e na página da Seduc na rede social facebook. Já os do segundo e terceiro lugares serão publicados na página da própria escola.

Com essa ação, a Secretaria da Educação dá continuidade, por meio das escolas da rede estadual, ao compromisso assumido desde o lançamento do Plano Estadual de Combate ao Mosquito nas escolas cearenses, mobilizando gestores escolares, professores, alunos e famílias para atuar na erradicação dos focos do mosquito.

 

11.03.2016

?Larissa Cavalcante
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
larissa.cavalcante@seduc.ce.gov.br

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 | (85) 98893.6983
carol.avendano@seduc.ce.gov.br

Ana Martins
Gestora de Célula / Monitoramento

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898