Escolas públicas e privadas devem responder à segunda etapa do Censo Escolar até 6 de abril

14 de março de 2016

Dados sobre aprovação de alunos ou frequência escolar estão entre as informações solicitadas pela segunda etapa do Censo Escolar 2015, que segue até o próximo dia 6 de abril. Iniciado no último dia 22 de fevereiro, o momento é destinado às unidades de ensino públicas e particulares de educação básica do Brasil. Para isso, a escola deve acessar o Sistema Educacenso, disponível no endereço eletrônico: http://educacenso.inep.gov.br e clicar na opção “Situação dos Alunos”.

Conforme Marta Rolim, orientadora da Célula de Articulação do Censo Escolar da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), nesta fase serão informados dados de Rendimento (aprovado e reprovado) e Movimento (abandono, transferido ou falecido). “Essas informações são relativas aos matriculados na primeira etapa do Censo, que abrange a Matrícula Inicial de 2015”, esclarece.

A escola terá ainda de 15 a 29 de abril, quando acontecerá a reabertura do sistema, para o período de retificação e conferência dos dados. Caso haja necessidade, a unidade de ensino poderá corrigir suas informações.

Sobre o Censo Escolar

Os dados do Censo são utilizados para traçar um panorama estatístico da educação básica nacional e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas e cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que serve de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação (MEC).

14.03.2016

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 / 9 8893.6983 / carolineavendano@gmail.com

Ana Martins / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898