Secult realiza oficina sobre Pronatec Cultura com participação das secretarias municipais

14 de março de 2016 - 21:00

Em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realizou, no último sábado (12), uma oficina sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com representantes das secretarias de Cultura das regiões do Cariri, Inhamus, Vale do Jaguaribe,  Região Metropolitana, Litoral Oeste/Aracatiaçu/Vale do Curu e Ibiapaba, representantes dos fóruns de linguagens artísticas e gestores da Secult.

Ministrada pelo diretor de Formação Artística e Cultural do MinC, Randal Farah, e pelo coordenador geral de Ações Estruturantes da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultura do MinC, Ismael Cardoso, a atividade teve como objetivo orientar as secretarias municipais sobre o Pronatec Cultura. No momento, o Ministério da Cultura está recebendo as demandas das prefeituras e de outras instituições públicas por cursos na área artística ofertados pelo Pronatec.

“O objetivo do Pronatec Cultura é basicamente formar artistas e técnicos envolvidos com a cultura,  por isso estamos aqui para esse diálogo e levantamento de interesses das secretarias. O Programa deve principalmente mover a economia da cultura”, esclareceu Ismael Cardoso.

O coordenador ressaltou também que as secretarias municipais de Cultura que têm interesse em participar do Pronatec devem entrar em contato com a Coordenação de Ação Cultural da Secult, que estará em diálogo permanente como o Ministério. “Precisamos ver a necessidade de cada cidade, precisamos de um mapeamento e justificativa das secretarias para implantação do Pronatec. As demandas apontadas são enviadas para o MinC, que, por sua vez, entra em diálogo com o Ministério da Educação, para que se ofertem os cursos em cada município”, concluiu.

As secretarias municipais de Cultura que têm interesse em participar do Pronatec Cultura devem entrar em contato com a Coordenação de Ação Cultural da Secult, através do telefone (85) 3101.6767. Mais informações estão disponíveis no site pronatec.mec.gov.br.

Apresentação de ações da Secult

O encontro promovido pela oficina também foi momento de diálogo com os representantes das secretarias municipais.  O assessor de Articulação Institucional da Secult, Renato Remígio, apresentou relatório de atividades da Secretaria durante 2015. Dentre os destaques do relatório estão o lançamento de sete editais previstos pelo Sistema Estadual de Cultura, alcançando o valor global de R$38,5 milhões, e a reinauguração do Cineteatro São Luiz.

Mais sobre o Pronatec Cultura

Na última quarta-feira (9), a presidenta Dilma Rousseff anunciou a oferta de dois milhões de vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em 2016. Esse montante será dividido entre os cursos de educação profissional e tecnológica de todas as modalidades do programa, incluindo a Cultura.

Dessa forma, o Ministério da Cultura, agora, irá mobilizar as secretarias de Cultura e órgãos responsáveis pelas políticas públicas culturais de estados e municípios de todo o Brasil para que eles façam a aferição das demandas locais. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará é uma das primeiras secretarias a receber uma oficina com esse objetivo.

14.03.2016

Dawlton Moura
Assessor da Secult
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898