Transparência: Seduc divulga plataforma com estatísticas da Educação Básica do Ceará

16 de março de 2016

 

 

O portal também pode ser acessado através de tablets e smartphones, disponibilizando informações sobre a situação educacional do Ceará (escolas, municípios, regionais e a rede estadual).

 

A Secretaria da Educação do Estado (Seduc), por meio da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave), divulga uma plataforma virtual que disponibiliza estatísticas da Educação Básica do Estado do Ceará: dados.seduc.ce.gov.br.

Segundo o coordenador da Coave, Rogers Mendes, o portal também pode ser acessado através de tablets e smartphones. “O espaço foi desenhado para ser um ambiente de divulgação de informações sobre as escolas, municípios, regionais e a rede estadual. Estamos trabalhando para melhorar esta ferramenta e torná-la cada vez mais útil para os técnicos da Secretaria da Educação, Crede/Sefor [regionais da Seduc], comunidade escolar, imprensa e sociedade em geral”, complementa.

As informações têm como base de dados o Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o Sistema Integrado de Gestão Escolar da Secretaria da Educação do Ceará (Sige), além de informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

“O nosso propósito é informar as pessoas sobre a situação educacional do Ceará. Dessa maneira, acredito que elas conseguirão visualizar melhor o desenvolvimento e a qualidade da educação no nosso Estado”, afirma o articulador da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave), George Gomes.

Os dados iniciam em 2007, exceto as informações sobre o Enem que vão de 2011 a 2014. O usuário não precisa de senha ou de qualquer processo de identificação. Basta escolher o contexto no qual quer visualizar os dados (escolas públicas e privadas, municípios ou por regionais). O programa também possibilita que o usuário solicite um dado que não está disponível ainda na aba “solicitação de dados”. O site está sob a coordenação da Célula de Estudos, Gestão de Dados e Disseminação de Informações Educacionais (Ceged) da Seduc.

16.03.2016

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 | (85) 98893.6983 / carol.avendano@seduc.ce.gov.br

Ana Martins / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898