Plano Estadual de Educação será debatido em audiência pública na AL

18 de março de 2016

O Plano Estadual de Educação (PEE) será discutido, nesta segunda-feira (21), a partir das 9 horas, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Na oportunidade, o secretário da educação, Maurício Holanda, e o secretário adjunto, Armando Simões, irão debater o documento e esclarecer dúvidas suscitadas pelos parlamentares e pela sociedade em geral.

 
O PEE foi elaborado com ampla participação social, a partir de sete plenárias regionais e uma estadual, envolvendo em todo o processo cerca de 2 mil pessoas, que contribuíram com sugestões para a melhoria do setor. Conforme explica o professor Armando Simões, ao longo do ano de 2015 foi possível traçar um diagnóstico da educação no Estado, possibilitando traçar estratégias, metas e diretrizes para o setor visando os próximos 10 anos.

 
“O PEE foi elaborado em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE). Não é um plano da rede estadual de ensino, mas, compreende desde a educação infantil ao ensino superior, envolvendo, portanto, todas as etapas, níveis e modalidades do ensino no âmbito estadual”, explica o secretário adjunto da Seduc.

 
Na audiência pública desta segunda, serão tratados temas como a expansão do número de creches para crianças de 0 a 3 anos, a ampliação da educação profissional, a gestão democrática e o financiamento da educação, entre outros assuntos. No tocante ao ensino profissionalizante, por exemplo, o plano estabelece que até o ano de 2024, pelo menos 30% das matrículas do Ensino Médio sejam atreladas a esta modalidade.

 
Por se tratar de um projeto de lei, o PEE ainda pode sofrer alterações na Assembleia, por meio de emendas parlamentares. Na sequência, será votado e aprovado pela Casa. O passo seguinte é a sanção ou o veto do governador Camilo Santana.

 
 
Comissão
 
Um conjunto de entidades foram mobilizadas para formar a Comissão Estadual Representativa da Sociedade na Elaboração do Plano. Movimentos sociais, órgãos públicos e instituições educacionais participaram do processo, propondo metas e estratégias, A representação é formada pelos seguintes membros:

 
– Governo do Estado do Ceará, pro meio da Secretaria da Educação do Ceará, do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior;
– Assembleia Legislativa do Estado do Ceará;
– Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza;
– FEE – Fórum Estadual de Educação;
– UNDIME/CE – União dos Dirigentes Municipais de Educação  do Ceará;
– APRECE – Associação do Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará;
– CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação;
– APEOC – Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais Ceara;
– UNCME – União dos Conselhos Municipais de Educação;
– ASSEEC –   Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
 
 

SERVIÇO

O que: Audiência pública sobre o Plano Estadual de Educação.

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres.
Data: segunda-feira, 21 de março de 2016.
Horário: 9 horas
 
 

18.03.2016

Bruno Mota
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
bruno.mota@seduc.ce.gov.br

 

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972 | 98893.6983
caroline.avendano@seduc.ce.gov.br

Ana Martins e Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

 

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898