#DiadaÁgua: história do teatro cearense retrata o uso consciente da água

22 de março de 2016 - 20:02

Nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) relembra algumas contribuições do teatro cearense, ao longo da história, para destacar o tema e a conscientização popular quanto ao uso racional da água e à convivência com a seca ou com enchentes.

O grande ator e dramaturgo cearense lembra que um dos maiores clássicos de nosso teatro, “A Rosa doCine Sao Luis Lagamar”, de Eduardo Campos, encena uma história que se passa em meio a alagamentos no bairro. Já a peça “Curral Grande”, de Rafael Barbosa, remete às secas históricas no século XIX e na primeira metade do século XX, quando milhares de retirantes fugiam do Interior para Fortaleza, em busca de sobrevivência.

“O tema da água, do uso consciente dos recursos hídricos, está sempre presente também na dramaturgia de formação, nos primeiros contatos das pessoas com o teatro, como nas aulas de teatro nos colégios, nas peças montadas pelos estudantes como prática teatral”, destaca o ator e dramaturgo Fernando Piancó, diretor do Teatro Carlos Câmara, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

“Mais recentemente, o teatro de bonecos, inclusive promovido pelo poder público, também se associou à missão de conscientização popular quanto a esse tema, que é tão importante”, acrescenta Piancó, citando também o espetáculo “Mãe D´Água”, do Grupo Ânima, de Teatro de Bonecos.

Teatro e conscientização

“O teatro é uma importante ferramenta de comunicação e sociabilização, e tem um grande poder de contribuir para a conscientização popular, em campanhas como a do uso racional da água, em nosso Estado que segue enfrentando os desafios da seca. O teatro é um grande instrumento para levar essa mensagem a cada cidadão”, complementa.

22.03.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura – (85) 3101-6761
dalwton.moura@secult.ce.gov.br

Giselle Dutra e Wania Caldas
Gestora de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898