Saiba quais serviços de saúde funcionam 24h, todos os dias, até na Semana Santa

22 de março de 2016 - 14:08

Na rede pública de saúde do Governo do Estado, há diversos serviços que funcionam todos os dias da semana, o tempo todo, além das emergências do Hospital Geral de Fortaleza, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto e a Unidade de Obstrícia do Hospital Geral César Cals, em Fortaleza, e do  Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e Hospital Regional Norte, em Sobral. São abertas 24 horas, até durante os dias de feriado da Semana Santa, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que atendem casos de urgência e emergência, como crises de hipertensão, diabetes descompensada, convulsões, quedas. Ainda em urgência e emergência, outro serviço que não para nunca é o SAMU 192 Ceará, que atende 128 municípios. As equipes estão sempre a postos para o primeiro atendimento e transporte de pacientes aos hospitais e unidades de saúde.

Na saúde bucal, na hora de uma emergência, como dores de dente agudas, tem dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), em Fortaleza, que atendem até nas madrugadas. É o CEO Centro, que fica na Avenida tristão Gonçalves, 288, Centro, e o CEO Joaquim Távora, na Rua Monsenhor Bruno, 2570. Há também atendimento de urgência odontológica em três UPAs do Governo do Estado, na capital. Nas UPAs que ficam na Praia do Futuro, no Canindezinho e no José Wálter, os cirurgiões dentistas estão de plantão 24 horas.

Outro atendimento 24 horas, em todos os dias do ano, é do Serviço de Verificação de Óbitos. O SVO 24h, que fica na BR 116, s/n, em Messejana, recebe e libera corpos todos os horários e dias da semana. Acolhe as famílias e responsáveis pelas autorizações das necrópsias e a emissão de declarações de óbitos. O papel do SVO é esclarecer a causa mortis em caso de morte natural em casa ou vias públicas. Em caso de óbito ocorrido dentro de casa, deve ser feito contato com o SVO pelo telefone 31012150 e providenciar posteriormente a remoção. Quando os óbitos correm em vias públicas, o contato deve ser feito com o CIOPS, pelo 190,para verificação da natureza de morte e posterior encaminhamento ao órgão responsável – SVO ou IML.

Se o interesse é de doação de leite materno para ajudar a salvar vidas de recém-nascidos internados em UTIS, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals está sempre aguardando uma ligação. As mulheres que estão amamentando o próprio filho e têm excesso de leite e querem doar devem ligar para o 0800.286.5678, ligação gratuita. O serviço tem atendimento 24 horas. O leite materno, alimento rico em proteínas e vitaminas, ajuda na recuperação da saúde dos bebês, reduzindo pela metade o tempo de internação nas UTIs.  

22.03.2016

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira
selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898