Hemoce registra aumento de 25% nas doações de sangue

28 de março de 2016 - 20:18

No Hemoce, da rede pública do Governo do Estado, o período da campanha da Semana Santa deste ano, que se estendeu do dia 1º ao dia 27 de março, foi bem melhor do que no ano passado. O aumento nas doações chegou a 25%. Na campanha deste ano foram, recebidas 9.125 bolsas. No ano anterior foram 7.294 doações.

Até a manhã desta segunda-feira (28), o Hemoce recebeu mais doações que em fevereiro e janeiro deste ano, e mais doações que em março do ano passado. Foram recebidas 9.259 bolsas de sangue nas unidades de coleta na capital e no interior do Estado. Em janeiro foram recebidas 9.116 bolsas e em fevereiro, 8.648. Em relação a março do ano passado, quando foram recebidas 8.709 bolsas, o aumento neste mês de março, até a manhã desta segunda-feira é de 6,3%. 

Para o diretor de hemoterapia do Hemoce, Franklin Cândido, o crescimento nas doações é uma conquista que está relacionada à conscientização da população. “A gente percebe que cada vez mais os voluntários estão se tornando doadores regulares, conscientes que a doação de sangue é um gesto voluntário, altruísta e com um único objetivo: salvar vidas”, disse. Outra conquista é a ampliação dos locais de doação que facilita o acesso da população ao gesto de solidariedade.  “Além das unidades fixas, como a sede na Av. José Bastos 3390, e do posto de coleta no IJF, as pessoas podem doar nas coletas móveis. Atualmente o Hemoce realiza pelo menos três coletas em diferentes bairros em Fortaleza”, ressalta Franklin Cândido.

banner hemoce balanco semana santa

O vigilante Roberlan Barbosa, de 36 anos, é um dos voluntários que a cada dois meses reserva alguns minutos do dia para doar. “Tem forma melhor de ajudar do que doando sangue para quem mais precisa? Venho com o maior prazer”, disse o vigilante. Além de doar voluntariamente, Roberlan reúne-se com um grupo de amigos motociclistas para realizar a doação coletiva. “A gente se programa, faz um rodízio entre os amigos e assim estamos doando durante o ano inteiro”, destaca.

Através do gesto de solidariedade, o Hemoce garante atendimento seguro para 388 unidades de saúde do Ceará, salvando vidas de pessoas que dependem das transfusões de sangue e transplante de medula óssea para sobreviver. O sangue doado no Hemoce abastece hospitais, UPAs, policlínicas e clinicas de hemodiálise.

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue em um dos postos de coleta do Hemoce. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br)

 

Foto: Assessoria de Comunicação do Hemoce

 

28.03.2016

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308

 

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestoras de Célula / Secretarias e Conteúdo

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898