Lacen fará coleta para exames de DNA nesta terça (29) no Cuca da Barra

28 de março de 2016 - 21:11

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da rede pública do Governo do Estado, fará coleta para testes de paternidade no Cuca da Barra do Ceará nesta terça-feira (29), das 8 às 17 horas. Serão atendidas famílias encaminhadas pela Defensoria Pública do Estado.

 

Somente no ano passado, o Lacen realizou 2646 exames, todos de solicitações encaminhadas pela Defensoria Pública do Estado, pelos Núcleos de Mediação e de Justiça Comunitária e os Conselhos Tutelares. O exame é normalmente realizado com a coleta de uma pequena amostra de sangue da mãe, do filho e do pai. Pode ser feito também através de amostras de células bucais (boca, bochecha e saliva), coletadas através de um kit de teste de DNA.

 

Após o resultado da análise e do cruzamento de informações obtidas através destas amostras é verificada a probabilidade de paternidade do suposto pai ou maternidade da suposta mãe. O laboratório também realiza coletas no interior através de suas unidades do Crato, Icó, Juazeiro do Norte, Senador Pompeu e Tauá.

 

Antes do Lacen assumir o serviço de realização de testes de DNA para confirmação ou negação de paternidade, em janeiro de 2009, a fila de espera era longa, isso porque a procura era maior que os 50 exames feitos por mês através do convênio que a Secretaria da Saúde do Estado mantinha com a Universidade Federal do Ceará. Atualmente, não há fila de espera.

 

Serviço

 

Coleta para testes de paternidade
Local: Cuca da Barra (localizada na Av. Presidente Castelo Branco, 6417, Barra do Ceará)
Data e horário: Terça-feira, 29 de março de 8h às 17 horas
Público-alvo: Famílias encaminhadas através da Defensoria Pública

 

28.03.2016

 

Assessoria de Imprensa – IPC/CIDH /Lacen/
Suzana de Araújo Mont’Alverne ( suzana.alverne@lacen.ce.gov.br / 85 – 3101.1488 / 99802.6980)

Giselle Dutra / Wania Caldas
Gestora de Célula / Secretarias e Conteúdo

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898