Sesporte lança Jogos Escolares do Ceará e pretende democratizar a disputa

30 de março de 2016 - 19:42

Novo formato favorece o acesso a uma maior quantidade de alunos e municípios.

Com a meta de integrar e construir valores por meio do esporte, foi lançado na manhã desta quarta-feira (30) o torneio Jogos Escolares do Ceará 2016 (JEC). Além da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), a competição passa a contar com o apoio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador (Cojuv). O evento anual ganha força para a nova edição, que terá ampliada a participação de alunos da rede pública estadual, municipal e privada, alcançando 75 mil jovens em todo o Estado.

Participaram da cerimônia de lançamento: Márcio Brito, secretário executivo do Esporte, David Barros, coordenador de Juventude, Moacir Ribeiro, coordenador do Esporte, e Ernani Jacó, coordenador do JEC. Durante o evento, realizado na sede da Sesporte, foi exposto para os representantes municipais e de federações presentes o novo regulamento e o calendário da competição estudantil, assim como as ferramentas para cadastro de alunos, técnicos e escolas.

Para Brito, a nova fórmula de disputa mostra uma evolução necessária para os Jogos Escolares do Ceará.  “Entendemos que era preciso democratizar os Jogos para cumprir o objetivo de promover o esporte e identificar talentos, então nos debruçamos em buscar uma fórmula que conseguisse contemplar os municípios de todo o Ceará “. Ele explica que o evento será ampliado para municípios e jovens que tinham mais dificuldades de participar das seletivas. “Posso dizer que, neste ano, independente da distância que o aluno-atleta esteja da Capital, todos terão condições de participar do maior torneio do desporto estudantil da história do Estado”, comentou o secretário executivo da Sesporte.

David Barros reforça que essa oportunidade dará um retorno ainda maior que as eventuais conquistas nos campos de competição. “A parceria entre Sesporte, Seduc e a Coordenadoria da Juventude veio com grande alegria. Vejo os Jogos Escolares do Ceará como um importante fator de mobilização social por meio do esporte e da educação. Através do torneio, os valores esportivos chegarão aos jovens de todo o estado em uma onda de construção de valores fundamentais para a formação dos alunos em grandes cidadãos”, salientou Barros.

Regulamento

A seletiva cearense será dividida em três fases: Municipal, Regional e Estadual. A disputa nos municípios está programada para acontecer no intervalo de 31 de março a 22 de abril. Na sequência, haverá competições nas regiões do Ceará, nos dias 21 e 22 de maio, para os esportes coletivos, e de 3 a 5 de junho e 10 a 12 do mesmo mês, para modalidades individuais.

Por fim, os vencedores da última etapa se encontram no dia 4 de agosto para a disputa da Fase Estadual, que irá selecionar os representantes locais para os Jogos Escolares da Juventude, torneio organizado anualmente pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

 

CALENDARIO2

30.03.2016

Secretaria do Esporte
Eduardo Buchholz
Assessor de Comunicação
(85) 3101-4415 / 9 8732-1976

Assinatura coordenadoria