Funcap divulga resultado do Edital 14/2015 – FUNCAP-INOVAFIT (Fase 1)

31 de março de 2016 - 11:17

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) divulgou no último dia 28 o resultado do Edital 14/2015 – FUNCAP-INOVAFIT (Fase 1). Nessa primeira fase, R$ 3 milhões serão
disponibilizados para 37 empresas brasileiras sediadas no Ceará desenvolverem produtos e/ou processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados para o mercado local, nacional ou internacional.

Duas fases estão previstas no Programa FUNCAP-INOVAFIT. Na Fase 1, o valor máximo da proposta é de R$ 100 mil, com execução máxima em seis meses. O edital para a Fase 2 é esperado ainda em 2016. Entre as áreas estratégicas
do Ceará a serem desenvolvidas com apoio do edital estão: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); Energias Renováveis; Biotecnologia; Agronegócio e Recursos Hídricos; Fármacos; Eletrometal-mecânico e Materiais; Couro e Calçados; Indústria da Construção Civil e pesada e Nanotecnologia.

Para o diretor de Inovação da Funcap, Jorge Barbosa Soares, o resultado foi bastante positivo. Das 190 propostas com cadastro iniciado na Plataforma Montenegro, 143 competiram na Fase 1. “Isso representa o dobro do que a Funcap teve em editais anteriores”, ressalta.

De acordo com ele, a seleção foi realizada por um Comitê de Especialistas e um Comitê de Avaliação, este último com integrantes da Câmara de Inovação da Funcap, da academia, da FIEC, e de pesquisadores de fora do estado, vindos da Fapesp, Fapemig e Finep. “Foram selecionados 37 projetos em diferentes áreas. Acreditamos que ainda há margem para motivarmos mais empresas a concorrerem nas linhas de fomento à inovação, e para que essas empresas busquem parceiros na academia. Desta forma, fortalecemos o ambiente de inovação no estado do Ceará”, destaca o diretor de Inovação da Funcap.

Um dos objetivos do FUNCAP-INOVAFIT é apoiar a pesquisa aplicada como instrumento para promover a inovação tecnológica e o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade das empresas sediadas no Ceará,
além de induzir a cooperação destas empresas e o ambiente acadêmico e de ciência e tecnologia, visando à inovação tecnológica.

Confira o resultado:

http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/edital/resultados/261.pdf

 

31.03.2016

Assessoria de Comunicação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (Funcap)
Telefone: (85) 3275-9629
www.funcap.ce.gov.br
Twitter: @FuncapCE