Governo nigeriano conhece sistemas de água e esgoto da Cagece

2 de maio de 2016 - 12:32

Uma delegação do Governo Federal da Nigéria estará hoje (2) e amanhã (3) em Fortaleza para conhecer o funcionamento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado. Durante os dois dias, a delegação será acompanhada por representantes da Secretaria das Cidades e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) que, na oportunidade, irão compartilhar informações e experiências para que os nigerianos possam utilizar como referência na reformulação dos serviços de água e esgotamento sanitário no país africano.
 
O programação tem início hoje, às 11h30, na sede da Cagece (rua Dr. Lauro Vieira Chaves, 1030 – Vila União). Além de reuniões com técnicos ligados à área do saneamento básico no estado, também estão previstas duas visitas às instalações da Cagece. A primeira ao laboratório Central da companhia e a segunda para conhecer a estação de tratamento de esgoto do Residencial Aldemir Martins, em Fortaleza.  

As visitas técnicas têm por objetivo apresentar como o Estado atua no controle da qualidade da água que é distribuída, o processo de medição do consumo por meio de hidrômetros e o funcionamento do tratamento de esgoto.
 
A missão é motivada pelo “Terceiro Projeto Nacional de Reforma da Água no Setor Urbano”, que consiste em uma ação do Governo Federal nigeriano, financiada pelo Banco Mundial no valor de US$ 250 milhões, que vem reformulando os serviços de água no País. Dentre as prioridades do projeto estão investir em ferramentas para capacitação dos usuários e prestadores de serviço, além de proporcionar a melhoria da autonomia financeira das Agências de Água do Estado para reduzir a sua dependência de governos estaduais.
 
Depois de Fortaleza, a delegação irá até Brasília e São Paulo se reunir com o Ministério das Cidades e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dentre outras autoridades na área de Saneamento do país.

 

02.05.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa / 85 3101.1826 / 3101.1834 / 8878.8932
comunicacaocagece@gmail.com