Posse do novo diretor do Hospital de Messejana será nesta terça (3)

2 de maio de 2016 - 20:48

O secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, dá posse nesta terça-feira (3), às 15 horas, ao novo diretor-geral do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, o cardiologista Frederico Augusto de Lima e Silva. Mesmo antes da solenidade, “Dr. Fred”, como é conhecido, já está vivenciando o dia a dia na gestão do hospital. Com 68 anos de idade, ele conhece e vive há 41 anos a assistência e gestão da saúde pública. Essa é a terceira vez que assume a direção do HM.

 

Nascido em 22 de agosto de 1947, em Manaus, Fred Augusto formou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1971. Especializou-se em cardiologia no ano de 1973 e em hemodinâmica no ano de 1974, no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Desde 1988 é mestre em Saúde Pública pela UFC. Foi diretor do Hospital Infantil Dr. Albert Sabin no período de 1979 a 1985; diretor-geral do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará no ano de 1986; Diretor do Hospital de Messejana no ano de 1987; Presidente da Fundação de Saúde do Estado do Ceará (FUSEC) no ano de 1988.

 

Foi ainda subsecretário da Saúde do Estado do Ceará no período de 1989 a 1990 e, designado para responder interinamente pelas funções do cargo de secretário da Saúde do Estado do Ceará em 1990. Secretário Municipal de Saúde da Caucaia no ano de 1991; secretário Municipal de Saúde de Maracanaú no ano de 1992; nomeado primeiro superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) em 1994.

 

Na área do magistério superior, atuou junto à Universidade Federal do Ceará (UFC), Fundação Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte e, atualmente, junto à Escola de Saúde Pública do Ceará, como colaborador em cursos de especialização. Atualmente é coordenador da cadeira de Cardiologia da Faculdade Unichristus.

 

Hospital de Messejana

 

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. Com 349 leitos, o HM realiza procedimentos de alta complexidade em cardiologia e pneumologia, destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças e transplante pulmonar. No ano passado realizou 24 transplantes de coração e quatro de pulmão. O HM é o único hospital nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que realiza transplantes de pulmão e foi pioneiro no Nordeste em implante de coração artificial, dispositivo de assistência ventricular usado como suporte circulatório em pacientes da lista de espera para transplante.

 

Reconhecido pelos Ministérios da Educação e Saúde como Hospital de Ensino, a instituição investe cada vez mais em ensino e pesquisa, aplicando e difundindo conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico e de recursos humanos, com residência médica nas especialidades de cardiologia clínica, cardiologia pediátrica, pneumologia, cirurgia cardiovascular, cirurgia torácica terapia intensiva.

 

Serviço
Posse do novo diretor do Hospital de Messejana
Data: terça-feira, 3 de maio
Local:  Auditório do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Endereço: Avenida Frei Cirilo, 3480, Messejana

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

 

Assinatura coornenadoria matérias