Prevenção às drogas: Fortalecendo Minha Comunidade desembarca em Aracati

3 de maio de 2016 - 16:12

Duas instituições do município serão contempladas com insumos

O clima foi de alegria na manhã desta terça-feira (3), na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Gercina Nepomuceno, em Aracati. O estabelecimento foi o espaço escolhido para a solenidade de entrega de insumos para instituições do município que tiveram projetos contemplados no âmbito do programa de prevenção às drogas Fortalecendo Minha Comunidade, uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD).

Na ocasião, foram beneficiadas a Associação Beneficente Fonte de Águas Vivas de Aracati e a Associação dos Artesãos de Majorlândia. Cerca de duas mil pessoas serão diretamente favorecidas com os materiais, bens e serviços disponibilizados pela SPD para a realização de ações voltadas à promoção da cidadania e prevenção ao uso de drogas. Os projetos comunitários serão iniciados de imediato. São eles: Fontes de Águas Vivas: Vivendo um Mundo Melhor e Arte de Ajudar Vidas, com foco em desenvolvimento comunitário e artesanato, respectivamente.

A solenidade em Aracati foi iniciada com a exibição de um filme com alunos beneficiários em 2015 pelo programa de prevenção às drogas #TamoJunto no município. Em seguida, falou a articuladora do Selo Unicef em Aracati, Gláucia Bernardo. Ela enfatizou a importância da chegada do programa Fortalecendo Minha Comunidade à cidade. “Somente através da educação e prevenção conseguiremos mudar esse quadro do uso de drogas”, disse.

Já o coordenador de Políticas sobre Drogas de Aracati, Diassis Garcia, mencionou a deputada estadual Mirian Sobreira, ex-titular da SPD, aproveitando para agradecer a parlamentar por iniciar o processo de implantação de programas de prevenção às drogas em Aracati. “A problemática das drogas é preocupante no nosso município. Mas, vamos em frente e não iremos desistir de lutar contra o uso abusivo de drogas”, afirmou.

A titular da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD, Alessandra Pimentel, representou a secretária Aline Bezerra na solenidade. Em seu discurso, ela dirigiu-se aos jovens de Aracati. “Com essa parceria da SPD com entidades de atuação comunitária, buscamos que os jovens se fortaleçam, que ocupem a mente com coisas boas e que possam dizer não às drogas. Com o programa Fortalecendo Minha Comunidade, queremos cada vez mais evitar que famílias sejam devastadas pelas drogas”.

O evento contou, ainda, com a participação do presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) de Itaiçaba, Cleiton Maia; do diretor da EEF Gercina Nepomuceno, José Augusto Nogueira; do vice-presidente do Compod de Aracati, Gilberto Ferreira; e do representante dos Alcoólicos Anônimos (AA) aracatiense, José Raimundo. Representantes e beneficiários das entidades contempladas complementaram o público presente.

O programa

O Fortalecendo Minha Comunidade é um programa de apoio às ações efetivadas por ONGs, associações e entidades não públicas que tenham atuação comunitária e desenvolvam atividades na perspectiva da promoção da cidadania, prevenção e cuidado quanto ao uso de drogas. Com a iniciativa, a SPD objetiva fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reduzir os fatores de risco, especialmente junto à população jovem.

O programa de prevenção às drogas não realiza o repasse de recursos financeiros às entidades com projetos contemplados pelo edital de seleção. Estas recebem, diretamente, materiais, bens e serviços. Em contrapartida, devem fornecer relatórios mensais acerca da execução e desenvolvimento das atividades propostas nos projetos selecionados pela SPD.

Além dos dois projetos realizados em Aracati, o programa Fortalecendo Minha Comunidade beneficiará, em sua fase inicial, outros 36 projetos desenvolvidos em 17 municípios cearenses. São eles: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Sobral, Iguatu, Jardim, Ocara, Pedra Branca, Camocim, Horizonte, Maranguape, Eusébio, Crateús, Tianguá, Quixeramobim e Caucaia. A ação contempla entidades com atuação comunitária num dos seguintes eixos: esportes, atividades artístico-culturais, atividades de desenvolvimento como foco na prevenção ao uso de drogas e artesanato.

03.05.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

Assinatura coornenadoria matérias