Técnicos da Semace conhecem inovações no sistema do Documento de Origem Florestal

3 de maio de 2016 - 21:33

O DOF é obrigatório para quem desmata, planta, transporta ou utiliza madeira nativa ou de reflorestamento

Técnicos das diretorias Florestal e de Fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estão conhecendo as recentes inovações do sistema que emite o Documento de Origem Florestal (DOF) num curso de atualização que começou nesta terça feira (3), na Escola de Gestão Pública. A capacitação, que reúne 21 servidores (dois são convidados do Ibama), foi aberta pelo superintendente da Semace, Ricardo Araújo. O treinamento segue até quinta feira (5), tendo como facilitadores os analistas ambientais do Ibama do Distrito Federal, Jorge de Paula Avelino e Ana Clara Domingos Fernandes.

O DOF é um documento exigido pela Fiscalização da Semace de quem desmata, planta, transporta ou utiliza madeira nativa ou de reflorestamento. Cerâmicas, indústrias que utilizam caldeira a carvão vegetal, padarias e pizzarias são as empresas que mais solicitam o documento, emitido pelo site do Ibama (http://www.ibama.gov.br). Entre as novidades do sistema esclarecidas no curso estão as relacionadas ao cadastro de reposição florestal e à homologação de pátio (local de armazenamento de produto florestal).

Segundo o gerente de Cadastro e Extensão Florestal da Semace, Adirson Freitas, o objetivo do curso é “melhorar o controle do agente público sobre o produto florestal, diminuindo possíveis burlas ao sistema”. Ele informou também que, depois do curso, os técnicos da Semace estarão mais capacitados a orientar os usuários do sistema em caso de dúvidas. “A gente solicitou (o curso) para repassar as novidades”, concluiu. As perguntas podem ser feitas pelo telefone da Diretoria Florestal (85)3264.8740 ou pelo e-mail diflo@semace.ce.gov.br.

O site do Ibama também oferece uma página com as respostas às perguntas mais frequentes sobre o Documento de Origem Florestal: http://www.ibama.gov.br/perguntas-frequentes/documento-de-origem-florestal-%E2%80%93-dof.

03.05.2016

Alberto Perdigão
Assessor de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98852.6642
comunicacao@semace.ce.gov.br

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Assinatura coornenadoria matérias